São Paulo, quarta-feira, 13 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Professor sugere data de validade para fotos tiradas digitalmente

DO "GUARDIAN"

O que fazer para reverter o fim do esquecimento?
"Eu sugiro que o equilíbrio seja restaurado e esquecer se torne só um pouco mais fácil do que lembrar --apenas o suficiente para voltarmos ao padrão que tem existido durante milênios, o de esquecer com o tempo em vez de lembrar para sempre", diz Viktor Mayer-Schönberger.
Como? Ele sugere que os usuários, quando salvam um documento que criaram, devem selecionar uma data de validade, além do nome do documento e de um local no seu disco rígido.
"Datas de vencimento são uma forma de levar os seres humanos a refletir --mesmo que por um breve momento-- sobre o prazo de importância das informações que desejam armazenar."
Ele reconhece que datas de validade não são uma solução definitiva para o problema, mas acha interessante a capacidade de elas nos fazerem pensar sobre o valor de esquecer e de, também, representarem uma forma de negociação em vez de, simplesmente, uma solução imposta em decorrência de um problema técnico.
Mayer-Schönberger acredita que a memória digital interfere em nossos relacionamentos mais íntimos.
"Pense nas minhas antigas cartas de amor. Eu espero que elas tenham sido destruídas ou que estejam apodrecendo em algum sótão", afirma ele. (STUART JEFFRIES)

Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS


Texto Anterior: Raio-X: Mayer-Schönberger
Próximo Texto: Tentativas de censura são cada vez mais ineficazes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.