São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TESTE USP

Zoom de 30x é destaque de câmera

Recurso da Fujifilm Finepix HS10 permite grande aproximação de assuntos distantes; resolução é de 10 Mpixels

Testes em ambientes externos e internos, com diferentes níveis de luminosidade, geram fotos de alta qualidade

DENIS FERNANDO WOLF
LEANDRO CARLOS FERNANDES
PATRICK YURI SHINZATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Nesta edição, analisamos a câmera digital Fujifilm Finepix HS10.
Além das imagens com resolução de 10 Mpixels e dos recursos e ajustes disponíveis, o grande diferencial desse modelo é o zoom ótico de 30 vezes, que permite uma excelente aproximação de assuntos bem distantes.
Devido às lentes do zoom e aos diversos botões para facilitar o acesso a funções como ajuste de ISO, foco, compensação de exposição, entre outros, a Finepix HS10 não é exatamente uma câmera compacta.
Pelo contrário: apesar de permitir uma empunhadura confortável, ela pesa aproximadamente 730g, incluindo cartão de memória e bateria.
A tela de LCD tem três polegadas, o que permite uma boa visualização das imagens e dos filmes obtidos com a câmera.

RECURSOS
O manual em português que acompanha o produto tem 130 páginas e descreve de maneira objetiva os recursos e as opções disponíveis.
Entre esses recursos, destacam-se: captura multimovimento, que registra um objeto diversas vezes na mesma foto; remoção de movimento, que remove objetos em movimento a partir das fotografias; e panorama em movimento, pela qual se pode obter imagens panorâmicas movendo a câmera.
Além disso, é possível definir manualmente a abertura e a velocidade do diafragma, que são recursos amplamente utilizados por aqueles com conhecimento mais avançado em fotografia. A Finepix HS10 também permite a captura de imagens nos formatos JPEG e RAW (sem compressão), a criação de vídeos em Full HD (resolução de 1.920x1.080 pixels). No modo filme de alta velocidade, é possível obter 120 FPS (quadros por segundo) em vídeos com 640x480 pixels e até mil FPS com resolução mais baixa (224x64).
A câmera pode ser conectada a uma TV por meio de cabos de áudio e vídeo, bem como utilizando interface HDMI.
A alimentação é obtida com 4 pilhas AA. Segundo o manual do fabricante, é possível tirar 300 fotos com pilhas alcalinas (ou 400 fotos com pilhas Ni-MH) sem que elas sejam substituídas.
Nos testes realizados em ambientes externos e internos, com diferentes níveis de luminosidade, foi possível comprovar a alta qualidade das imagens obtidas.
Os recursos mais avançados, como a captura multimovimento e a remoção de movimento, funcionaram bem nos testes.
O preço sugerido pelo fabricante é de R$ 2.699.


Texto Anterior: Aplicativos pagos para Android já estão disponíveis no Brasil
Próximo Texto: Novo Messenger se rende às redes sociais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.