São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2010

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Império do humor reúne quase 50 sites

Empresa criada por dono de blog dedicado a animais de estimação terá faturamento de sete dígitos neste ano

Ben Huh, empresário de 32 anos, descobriu que o apetite dos internautas por humor excêntrico é insaciável


JENNA WORTHAM
DO "NEW YORK TIMES"

Há três anos, Ben Huh visitou um blog de fotos de gatos fofinhos e viu ali um enorme potencial. Huh, um empresário de 32 anos, conheceu o I Can Has Cheezburger, que traz fotos de gatos com legendas engraçadas e uma ortografia propositalmente errada, porque o site colocou no ar um link para seu blog sobre animais de estimação. O site de Huh imediatamente recebeu uma avalanche de visitas.
Percebendo ali um fenômeno de internet, Huh conseguiu um empréstimo de investidores e pegou mais US$ 10 mil de suas próprias economias para comprar o site dos dois blogueiros havaianos que o fundaram. "Essa foi uma decisão difícil", disse ele. "Eu sabia que o primeiro site era divertido, mas será que conseguiríamos repetir o sucesso?"

MULTIPLICAÇÃO DE SITES
Ele descobriu que o apetite da internet por humor excêntrico é insaciável. O número de visitantes do blog Cheezburger se multiplicou nos últimos três anos, encorajando Huh a expandir o seu improvável império virtual, que agora conta com 48 sites, todos alimentados por colaborações de leitores.
Em maio último, o que agora se conhece por Cheezburger Network atraiu um recorde de 16 milhões de visitantes únicos, de acordo com a empresa de análises de internet Quantcast. Outro sucesso da empresa é o site chamado Fail Blog, que traz fotos e vídeos de atitudes desastrosas ou exemplos de estupidez humana. Dentre os sites menores da empresa estão o Daily Squee, com fotos de animais fofinhos, e o There I Fixed It, com imagens de reparos mal feitos.
Huh disse que a sua empresa, com receita gerada principalmente por meio de anúncios na web, vem sendo lucrativa desde o seu primeiro dia de vida. "Só para lembrar, no começo éramos apenas eu e a Emily", disse ele referindo-se à sua mulher, que também trabalha na empresa.
O Cheezburger atualmente conta com mais de 40 funcionários e ainda não precisou recorrer a investimentos adicionais. Conforme cresce a empresa, crescem também as oportunidades de ganhar dinheiro, disse Todd Sawicki, diretor financeiro da empresa. "Somente 1% do conteúdo que recebemos vai para o site. O restante nós podemos transformar em camisetas, livros e outros conteúdos que o público adora", disse ele. Sawicki afirmou que, neste ano, a empresa terá um faturamento na casa dos sete dígitos proveniente de anúncios, taxas de licenciamento e vendas de produtos.

LIVROS DE SUCESSO
A empresa publicou cinco livros baseados em seu blog. Um deles -uma coleção de imagens de gatos com legendas escritas com uma ortografia estranha, conhecida como Lolcats- manteve-se por 13 semanas na lista dos livros mais vendidos do "New York Times". Outros três livros estão sendo produzidos, juntamente com uma linha de cartões de felicitações e calendários de mesa.
A empresa busca pistas do que as pessoas têm achado engraçado monitorando a rede à procura de temas mais presentes em fóruns de comunidades on-line, blogs e sites de vídeos. Em seguida, lança novos sites dedicados às últimas tendências do humor virtual.
"O Cheezburger descobre o que está começando a se popularizar e então colhe o humor diretamente da raiz", disse Kenyatta Cheese, um dos criadores de uma série muito popular de vídeos chamada Know your Meme, que documenta fenômenos virais on-line conhecidos como memes.
"Coisas como o Lolcats e o Fail são fáceis de fazer, fáceis de espalhar e atingem um nível emocional capaz de atravessar várias barreiras tradicionais", disse ele. Grande parte do material postado pela empresa é criada pelos leitores, que podem usar o Photoshop para incluir uma legenda engraçada em uma imagem ou remixar um vídeo famoso em minutos e submetê-lo aos sites Cheezburger para análise.
Segundo a empresa, diariamente são recebidas mais de 18 mil colaborações de leitores. Conteúdo considerado engraçado mas que não se encaixa em nenhum dos temas atuais dos blogs pode inspirar a criação de novos blogs. Por exemplo, depois de notar um fluxo de fotos de brinquedos e outros produtos pirateados de má qualidade, a empresa decidiu que esse material seria suficiente para criar um novo site.
A parte complicada, disse Kiki Kane, 36, que supervisiona o desenvolvimento de novos sites para a rede, é avaliar se uma tendência de internet tem potencial para se ramificar. Ela procura lançar um novo blog a cada semana. Nem todo novo site é garantia de sucesso. O Pandaganda, que reunia imagens de ursos panda com aparência comicamente malvada e sinistra, fracassou depois de poucas semanas. "Acabamos com cerca de 20% dos sites que criamos", disse Huh.

Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS



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