São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Serviço usa coordenadas GPS para promover "caça ao tesouro"

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Na esteira dos aplicativos e serviços que usam ferramentas de geolocalização, como Foursquare, Twitter e, mais recentemente, Facebook, o Geocaching é um jogo social, espécie de caça ao tesouro, que usa coordenadas GPS -um trunfo dos defensores da ideia de que tecnologia pode servir como ferramenta de interação social e estimular a exploração das cidades.
A ideia básica é localizar pacotes escondidos, chamados de geocaches, e compartilhar as descobertas em sites especializados. O maior deles é o Geocaching (geocaching.com).
Para começar o jogo, é só acessar o site e fazer um cadastro. O serviço pede seu CEP para localizar geocaches próximos -basta escolher um da lista, incluir as coordenadas no seu dispositivo com GPS e começar a procurar.
Existem vários tipos de tesouro. Em alguns, dentro do pacote há apenas outras coordenadas para a localização real do geocache. Em outros, você deve resolver uma charada para desvendar o esconderijo do pacote.
Dentro dos recipientes o explorador sempre encontra um diário, onde ele pode registrar data e hora da descoberta. A regra é: se você pegar um objeto, coloque outro no lugar para que a brincadeira possa continuar.
O conteúdo dos pacotes é muito diverso: presentes engraçados, câmeras fotográficas descartáveis, CDs e DVDs são apenas alguns exemplos.


Texto Anterior: Entrevista - Naveen Selvadurai: As pessoas querem explorar o mundo real
Próximo Texto: Facebook Places engatinha, mas pode engolir Foursquare
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.