São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 2011

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SAIBA COMO RECLAMAR

1
Se um equipamento falhar durante a garantia legal (30 dias), o primeiro passo é notificar a empresa, por e-mail ou telefone

2
Se o prazo de resposta informado no site for ultrapassado sem que a empresa entre em contato, uma medida mais enérgica é mandar um telegrama com aviso de recebimento. O documento prova que a empresa está ciente do problema

3
O passo seguinte pode ser procurar o Procon, que vai analisar a queixa e, se for o caso, notificar a empresa. Eventualmente, chamá-la para uma audiência ou abrir um processo administrativo

4
Se nenhuma das iniciativas surtir efeito, uma ideia é divulgar o caso nas redes sociais, tomando cuidado para controlar a raiva

5
Se as audiências do Procon não resultarem em acordo ou o processo não estiver andando, você pode buscar o Juizado Especial Cível (JEC), que funciona gratuitamente em convênio com faculdades de Direito (Unip, Mackenzie, PUC, Faap, entre outras) e nos Fóruns regionais. Os processos podem levar de um ano a um ano e meio. Podem exigir o cumprimento de um direito e, eventualmente, definir uma indenização

Fonte: Victor Haikal, PPP Advogados


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