São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Windows Phone 7 estreia nas lojas

Novo sistema é tentativa da Microsoft de ganhar espaço da concorrência no mercado de celulares inteligentes

Venda de aparelhos será feita inicialmente em 30 países; ainda não há previsão de lançamento no mercado brasileiro

LUIZ GUSTAVO CRISTINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A partir de amanhã, celulares com o Windows Phone 7, nova plataforma da Microsoft para smartphones, estará disponível para 30 países. É o que anunciou Steve Ballmer, executivo-chefe da Microsoft, no último dia 11.
Para comercialização da plataforma, a empresa adotou estratégia intermediária entre dois dos principais concorrentes, Google e Apple.
Como o primeiro, licenciou o sistema para vários fabricantes. Os parceiros da empresa, já no lançamento, são a LG, a Samsung e a HTC. A Sony Ericsson anunciou que trocará a plataforma Symbian pelo Windows Phone 7 em seus novos aparelhos a partir de 2011.
Já em uma estratégia que lembra a padronização de produtos da Apple, a Microsoft fez exigências às fabricantes, como configuração mínima e posicionamento dos três únicos botões com que contarão os aparelhos.
Depois de fracassar no universo dos dispositivos móveis, a empresa iniciou do zero o novo projeto.
A personalização da tela inicial é destaque do Windows Phone 7. Há divisão em categorias, criação simples de atalhos e acesso rápido a serviços como a loja virtual de games Xbox Live.

DESAFIO
O lançamento é um esforço da Microsoft para recuperar o mercado perdido na área de smartphones. Segundo estudos de empresas que atuam no mercado de portáteis, como a Nielsen e a comScore, aparelhos com o sistema operacional Windows Mobile representaram aproximadamente 11% das vendas no primeiro semestre de 2010 nos EUA.
Mas desbancar a concorrência não será tarefa fácil, já que os adversários têm seus produtos lançados e consolidados no mercado. É o caso de iPhones e iPads, da Apple, da plataforma Android -do Google-, e do BlackBerry, da RIM (Research In Motion). As três marcas detêm mais de 80% das novas compras.
Pesquisas indicam que 89% dos usuários do iPhone e 71% dos donos de aparelhos com Android não querem migrar para outra plataforma na próxima compra.
O gastos com aplicativos também acabam pesando contra a Microsoft. A troca de sistema inutilizaria investimentos feitos anteriormente.
Mas o crescente mercado pode ajudar no sucesso do produto. No Brasil, segundo a Nielsen, a venda de smartphones teve um crescimento de 128% em 2010. A Microsoft ainda não tem previsão oficial da data de lançamento do Windows Phone 7 no país.


Texto Anterior: Clique
Próximo Texto: Aplicativos para Windows Phone 7
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.