São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sega renova franquia do mascote em Sonic 4

Game derrapa em estranhas novidades, mas apego à nostalgia garante boa aventura

CLAUDIO PRANDONI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

E se você tivesse de esperar mais de 16 anos para curtir um novo jogo realmente bom do seu herói preferido?
Esse foi o tamanho da paciência que fãs do Sonic precisaram ter para o lançamento de Sonic the Hedgehog 4, disponível desde a segunda semana de outubro para PlayStation 3, Wii, Xbox 360 e até iPhone e iPod touch.
Depois de diversos títulos tridimensionais de baixa qualidade, que afetaram e muito a reputação do veloz ouriço, a produtora Sega volta ao estilo que o consagrou: o bom e velho 2D, como na época do Mega Drive, cujo último jogo no estilo foi Sonic & Knuckles, em 1994.
A mecânica é retrô, mas o visual usa computação gráfica de ponta para criar a aventura, que é distribuída unicamente via download. É possível registrar sua pontuação e tempo nas fases em tabelas on-line e comparar com jogadores do mundo todo.
Pena que nem todas as novidades funcionem tão bem: o jogo usa um sistema de física radicalmente distinto dos antecessores. Sonic pula e corre de maneira diferente, o que vai desagradar os fãs mais fervorosos. Há também um esquema de pulo e mira automática, herança dos games em 3D que até funciona bem aqui, mas que pode fazer alguns torcerem o nariz.
No mais, Sonic 4 é pura nostalgia. Novamente o ouriço enfrenta o malvado Dr. Robotnik, cientista que teima em transformar animais em robôs, e todas as fases são inspiradas em games anteriores, como as temáticas de cassino e ruínas subaquáticas. O estágio de bônus é referência direta ao primeiro título do ouriço, do longínquo ano de 1991, e é possível coletar sete esmeraldas especiais para ativar o Super Sonic.
Enfim, sobram referências ao passado de glória do personagem e faltam mais criatividade e ousadia. Mas este foi apenas o primeiro episódio da aventura. Ainda sem data para ser lançada, a continuação trará mais fases e novos inimigos (uma animação sugere a volta do Metal Sonic, versão robô maligna do herói). Ao menos, fica uma certeza: não será necessário esperar mais 16 anos para Sonic dar as caras em uma boa aventura em 2D.


Texto Anterior: Exposição de Assassin's Creed
Próximo Texto: Ficha técnica: Sonic the Hedgehog 4
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.