São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Boas maneiras facilitam a convivência no microblog

DE SÃO PAULO

Ir a um restaurante francês, a um cinema, a um teatro ou à casa de um amigo demandam comportamentos diferentes.
Na internet é parecido: cada rede social tem um código de conduta próprio, pequenas regras de etiqueta (ou netiqueta, como alguns dizem) que devem ser seguidas.
A primeira coisa a se dizer sobre o uso do Twitter é que você deve respeitar a privacidade alheia. Do que adianta seu amigo proteger os tuítes dele se você posta mensagens o tempo inteiro que contam onde ele estava (mesmo que estivesse com você) e o que ele estava fazendo?
O segundo passo é não irritar seus seguidores com mensagens totalmente desinteressantes como os clássicos "estou com fome" ou "que calor está fazendo hoje...". O Twitter não é uma via de mão única; poste mensagens que possam ser respondidas ou que seus seguidores possam aproveitar.
A terceira coisa a ser dita é: Twitter não é mensageiro instantâneo. Responder a seguidores ou a outras pessoas com menções é parte da ferramenta, mas, se você manda quatro ou cinco delas seguidas e a coisa virar um bate-papo, algo está errado. Para conversas do tipo existem o Skype, o MSN ou até mesmo o e-mail.
A última dica é mais de segurança do que etiqueta: tome cuidado ao postar sua localização exata, que pode ser usada por criminosos reais contra você. (AO)


Texto Anterior: Programas não oficiais ajudam a gerenciar tuítes
Próximo Texto: Mundo digital: Notas da semana
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.