São Paulo, quarta-feira, 23 de junho de 2010

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Game designer que criou Mario diz que 3D atrairá mais jogadores

ENVIADO A LOS ANGELES

Mario Bros., Donkey Kong e Zelda são algumas das franquias que surgiram da mente de Shigeru Miyamoto, game designer da Nintendo considerado uma das principais figuras da indústria de videogames. Durante a E3 2010, Miyamoto concedeu entrevista exclusiva à Folha, falando sobre 3D, jogos sociais e também de Mario. Leia a seguir os principais trechos. (TA)

Folha - Qual é a vantagem do 3DS?
Shigeru Miyamoto - Já fizemos games ambientados em mundos tridimensionais, como Mario 64 e Super Mario Galaxy, mas algumas pessoas têm dificuldade em localizar itens ou lugares específicos. O que o 3DS faz é proporcionar uma clara noção de distância, tamanho e profundidade, o que facilita explorar estes ambientes, abrindo possibilidades que não tínhamos até então.

Como será a adaptação de Mario ao 3DS?
Criar um game de Mario para o 3DS é algo particularmente desafiador. Como criar um game que satisfaça aos fãs e, ao mesmo tempo, agrade também a quem não tem o costume de jogar Mario? Com o 3DS vamos conseguir implementar ao jogo recursos que, até então, não eram possíveis.

Você joga games sociais?
Não participo muito de redes sociais e, claro, parte do desafio, que será jogar utilizando o meu nome, seria algo problemático para mim (risos). Mas o que eu acho importante nesse tipo de jogo é que o jogador pode criar seu próprio conteúdo. E isso é algo que a Nintendo olha de forma proativa, como na série Mario vs. Donkey Kong, da qual sou produtor, que tem muito conteúdo feito pelos próprios jogadores, que pode ser compartilhado.

Qual é a sua definição de um game perfeito?
Não acredito que exista um. Mas o importante é que os controles sejam fáceis e que os jogadores entendam o que está acontecendo e como tudo funciona.

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