São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TESTE USP

Ubuntu aceita telas sensíveis ao toque

Edição amigável do sistema operacional aberto Linux está disponível em português e conta com modo de teste

Versão 10.10 está mais rápida e mantém plataforma simples para baixar aplicativos gratuitos e pagos

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O sistema operacional aberto Linux está disponível em diversas versões, chamadas de distribuições. Elas diferem em interface e ferramentas auxiliares, mas todas contêm o núcleo GNU/Linux, o coração do sistema.
Grandes empresas, como IBM, HP, Sun, Red Hat, Google e Canonical, colaboram com o desenvolvimento e divulgação do Linux criando distribuições fáceis de usar.
Exemplo dessas é o Ubuntu, desenvolvido pela Canonical, que se destaca por sua instalação simples, não exigindo nível alto de conhecimento em informática para ser usado e configurado.
É possível usar o sistema de dois modos. O primeiro, automático, é instalando o Ubuntu no disco rígido do computador. O segundo método é inicializar o sistema diretamente do CD ou de um pen drive. Este modo é chamado de Live e tem o intuito de demonstrar o funcionamento do Ubuntu sem que este precise ser instalado.
A inicialização do sistema está muito mais veloz que em versões anteriores. As edições mais recentes do sistema contam com o Ubuntu Software Center, que busca deixar o Linux mais amigável. O recurso, que lembra a loja virtual da Apple, possibilita a instalação e a remoção de programas gratuitos e pagos de forma simplificada. Há jogos, softwares gráficos, reprodutores de vídeo, editores de imagens, entre outros.
A novidade para esta versão é o suporte a telas sensíveis ao toque. Isso significa que, se o usuário possuir uma tela desse tipo, poderá navegar pelo sistema apenas com o toque dos dedos, substituindo a necessidade do mouse. Por ser um recurso novo, muitos aplicativos ainda não são compatíveis com esse tipo de interação.


Texto Anterior: Clique
Próximo Texto: Sex.com: Endereço mais caro do mundo é vendido por US$ 13 mi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.