São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 2010

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Galaxy Tab e iPad vão brigar pelo mercado

Tablet da Apple deve ser lançado no Brasil até o final deste ano

Com qualidades sólidas, aparelho da Samsung é rival à altura e já está disponível nas maiores operadoras brasileiras

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

Parece uma briga de Davi contra Golias: de um lado está o Galaxy Tab, da Samsung, com tela de sete polegadas. Do outro, o iPad, da Apple, com tela de 9,7 polegadas.
Os dois são os primeiros grandes combatentes da guerra dos tablets no Brasil, que terá a sua primeira batalha ainda neste ano, com o lançamento de ambos nas quatro maiores operadoras de celular do país.
Claro, TIM e Vivo já dispõem do Galaxy Tab para venda. A Oi anunciou que até o fim do mês também terá o tablet.
O iPad chega até o fim do ano nas quatro operadoras -mas somente o modelo que tem apenas conexão Wi-Fi, sem 3G. A versão com 3G e Wi-Fi ainda espera homologação da Anatel e deve aparecer nas lojas apenas no ano que vem.
Na batalha contra a Apple, a Samsung tenta usar a tela menor a seu favor -o tamanho reduzido do Galaxy Tab favorece a portabilidade- e aposta em vantagens como câmeras embutidas, mais memória, suporte a Flash e sinal de TV digital.

EXÉRCITO ANDROID
Em 2011 o mercado deve aumentar e se diversificar com a chegada de tablets de várias marcas -boa parte deles com o sistema operacional Android.
Segundo pesquisa da IMS Research, 15% do mercado mundial de tablets será dominado pela plataforma do Google no ano que vem.
Embora o Android já seja utilizado em diversos tablets, o Google desenvolve uma versão do sistema otimizada para esse aparelhos.
Ainda de acordo com a IMS, as plataformas líderes no mercado de tablets em 2011 serão Android, iOS e Windows. Juntos, eles terão 92% de participação.


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