São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Seguir as regras, com liberdade"

AMANDA DEMETRIO
DE SÃO PAULO

Leia a seguir trechos da entrevista exclusiva de William H. Gates II à Folha.

 

O que o senhor fez para estimular o desenvolvimento de seus filhos?
Gates Sr. -
Não tenho nenhum segredo especial ou fórmula para educar um filho. Acredito que as crianças aprendem mais pelo exemplo, pelo que veem seus pais fazendo do que pelo que ouvem deles.

Que comportamento o senhor exigia de seus filhos?
Orientávamos nossos filhos a seguir as regras, mas também dávamos a eles a liberdade para que desenvolvessem suas habilidades e interesses pessoais.

Que tipo de valor a família Gates pretende disseminar?
Acredito que estamos todos juntos neste planeta e que todos temos a responsabilidade e a oportunidade de nos apresentar para tentar fazer deste mundo um lugar melhor, mais justo.

O senhor ficou preocupado quando seu filho abandonou Harvard para se dedicar à indústria de software?
Sim. Mas ele prometeu que voltaria "mais tarde" para conseguir seu diploma. Isso acabou acontecendo em 2007, quando ele recebeu de Harvard o título de doutor honoris causa.

O senhor acredita que seu filho deixou a direção da Microsoft no momento certo?
Com certeza. Por 30 anos, ele se dedicou à Microsoft apaixonadamente. Agora, com a mesma intensidade, ele volta suas energias para o trabalho de sua fundação e seus interesses pessoais.

O que o senhor aprendeu com seus filhos?
É impossível dizer o quanto eu aprendi e cresci com eles. Orgulho-me de todos eles. Eu gostaria que minha primeira mulher, Mary [morta em 1994], pudesse ver o que eles conquistaram e compartilhar a alegria e a satisfação de vê-los hoje como pais.


Texto Anterior: William Gates II defende redução da desigualdade
Próximo Texto: Jornalista narra as origens da Apple
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.