São Paulo, domingo, 27 de junho de 2010

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Aparelhos 3D chegam ao Brasil no segundo semestre

Empresas como Sony, Samsung, Panasonic e Philips farão lançamentos

Além dos televisores, videogames, micros e até telefones celulares reproduzirão imagens tridimensionais


BRUNO ROMANI
EMERSON KIMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Televisores, projetores e tocadores de Blu-ray compatíveis com conteúdo 3D já começam a chegar ao mercado.
A Sony planeja o lançamento das TVs Bravia 3D de 52 e 60 polegadas ao Brasil para o final de agosto.
No mesmo período, a empresa lançará um tocador de Blu-ray e home theaters. Ainda neste ano, deverão chegar notebooks e câmeras digitais da marca.
A Sony fará um kit promocional com quatro óculos, um tocador de Blu-ray 3D, dois filmes no novo formato e um disco com quatro jogos de PS3 em 3D.
O kit sai por R$ 15.999, para o modelo de 60 polegadas, e R$ 12.999, para o de 52.
Já a Samsung, que entregou na semana passada o primeiro lote dos modelos LED 3D Série 7000, promete para o próximo mês outros dois aparelhos de LED e um de plasma. A fabricante também diz que terá no mesmo período um tocador de Blu-ray e dois home theaters.
Também deve chegar em julho a série LX9500, da LG, nos tamanhos 47 (R$ 8.999) e 55 polegadas (R$ 10.999).
A empresa ainda lançará no mês que vem um monitor de computador 3D de 23 polegadas a R$ 1.199.
Lançamentos da Panasonic e da Philips acontecerão no segundo semestre, mas ainda não há data específica.
A Fnac, que tem apenas quatro títulos de Blu-ray em 3D, espera aumentar esse número para 15 até o fim do ano.
O 3D deve ganhar ainda mais força com os videogames. Na última feira E3, que ocorreu neste mês, uma das maiores atrações foi o portátil Nintendo 3DS, com tela que reproduz efeitos 3D sem necessidade de óculos, e o Sony PlayStation 3, que terá títulos 3D.
Para computadores, a Nvidia tem placas de vídeo e um kit com óculos especiais, e já existem laptops com o hardware e o software necessários para ver imagens 3D.
Na internet, é possível ver fotos e vídeos 3D até mesmo sem acessórios extras, a depender da técnica utilizada. O YouTube oferece diversas opções para visualização 3D de alguns clipes.
Uma possível tendência em telefones celulares é o uso de telas como a do Nintendo 3DS.

SEM CONSENSO
O diretor Francis Ford Coppola e o crítico de cinema Roger Ebert, entre outros famosos, já se manifestaram contra o 3D, e muitas pessoas não conseguem enxergar os efeitos ou passam mal ao vê-los. Mas a unanimidade não é necessária para alcançar o sucesso -principalmente o comercial, que é o que mais interessa às empresas.


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