São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Linux oferece alternativas ao domínio do Windows

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Boa parte dos primeiros netbooks tinha sistema operacional baseado em Linux, mas hoje é o Windows que vem instalado na maioria dos modelos. Resultado de ações da Microsoft, mas também da preferência do consumidor -pesquisas já revelaram grande taxa de devolução de netbooks com Linux.
O preço e a flexibilidade do Linux, duas de suas principais vantagens, permitiam o oferecimento de um sistema barato (muitas distribuições são gratuitas) e customizado.
Hoje há boas distribuições de Linux voltadas para netbooks, como Jolicloud (jolicloud.com), MeeGo (meego.com), Ubuntu Netbook Edition (ubuntu.com/netbook) e EasyPeasy (geteasypeasy.com). E o aguardado Google Chrome OS, que pode chegar ainda neste ano.
São sistemas usualmente mais rápidos do que o da Microsoft e que apresentam uma interface otimizada para o uso em telas pequenas e uma navegação fácil e amigável -fator importante para atrair usuários do Windows.
Mas as pessoas costumam ter resistência a aprender a usar um novo sistema, e o fato de o Linux eventualmente apresentar dificuldades consideráveis, como a digitação de certos comandos e a incompatibilidade com alguns componentes, afugentam ainda mais o público, sem falar nos aplicativos que só funcionam no Windows.
As duas versões do Windows tipicamente pré-instaladas em netbooks são o XP Home e o 7 Starter.
A vantagem do Windows 7 é ser mais atual, com interface e recursos modernos. O problema é que a versão Starter elimina algumas funcionalidades, como suporte ao uso de múltiplos monitores, troca de usuário sem fazer logoff, reprodução de DVD e até personalização de sons, cores e do papel de parede.
O Windows XP é mais leve, mais rápido e consome menos bateria. É mais antigo, talvez menos seguro e algo ultrapassado, mas mais funcional, pois é uma versão completa, não uma mutilada como o 7 Starter.
Para usar uma versão melhor do Windows 7, é necessário pagar um adicional.
É possível ainda utilizar o Mac OS X, embora seu uso em PCs não seja autorizado ou reconhecido pela Apple e sua instalação em netbooks possa ser complicada, pois exige alguns ajustes. (EK)


Texto Anterior: Guia do netbook/Como escolher: Ergonomia é fator decisivo na compra
Próximo Texto: Guia dos netbooks/Primeiras impressões: Ultraportáteis mostram suas armas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.