São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASIL

Computador chega a 36% das casas, diz pesquisa do CGI.br

MARINA LANG
DE SÃO PAULO

O computador doméstico nunca chegou a tantos domicílios brasileiros, segundo uma pesquisa divulgada pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) na semana passada: 36% das casas do país mantiveram ao menos uma máquina em suas dependências em 2009.
Isso significa um aumento de 30% em relação a 2008, ano em que apenas 28% tinham computador em casas no perímetro urbano.
O mesmo aumento foi visto com relação ao uso da web nas casas brasileiras: de 20% em 2008 para 27% dos domicílios no ano seguinte, o que representa um aumento de 35% no período.
Mesmo com o crescimento significativo em ambos os segmentos, os números indicam que o abismo na relação entre computadores e internet em residências aumentou nove pontos percentuais.
Segundo os dados, a posse de computador dos brasileiros cresceu 21% entre 2005 e 2009, enquanto o acesso à internet em domicílios se ampliou 20% nos últimos cinco anos.
Em números absolutos, isso significa que são 4 milhões de computadores na área urbana sem acesso à internet em 2009 -em 2005, o número ficava na casa dos 2 milhões, informa a pesquisa.
Quando se contabiliza as áreas rurais, o total de domicílios com computador sem internet chega a 5 milhões.
Apenas os notebooks cresceram 70% entre o período. Entretanto, locais nos quais há tanto computador portátil quanto de mesa corresponderam a apenas 3% das casas brasileiras no ano passado.


Texto Anterior: Test drive: Nextel estreia aparelho com Android 1.5
Próximo Texto: Veja suas redes sociais em um só lugar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.