São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Game Max Paine 3 retrata SP como se fosse o Rio

Produtora do jogo confunde cidades brasileiras e língua falada no país

Novo título mostra cidade 'funkeira', com cartaz em espanhol e bandidos com camisa do Fluminense

ALEXANDRE ORRICO

DE SÃO PAULO

Max Payne 3, continuação da franquia de ação que será lançada pela Rockstar em março do ano que vem, é ambientada em uma São Paulo "funkeira", cheia de morros e com bandidos que usam a camisa do Fluminense.
No game, Max é um policial que teve a família assassinada, está aposentado, mas que continua envolvido "num mundo de corrupção, tumulto e violência intensa".
Na hora de descrever São Paulo, o trailer oficial do jogo afirma que a cidade é "famosa por seu clima agradável, sua cena social glamourosa e pela música dos bailes funk, mas que a guerra pelas drogas, violência de gangues e sequestros são o lado sombrio da metrópole".
A Rockstar corrigiu o vídeo na última quinta-feira, em nota em seu blog oficial.
"Enquanto o baile funk é tocado em todo o Brasil [e no mundo], suas origens estão no Rio", disse o post.
A frase do vídeo de Max Paine 3 foi corrigida para "São Paulo é famosa por seu clima úmido, sua cena social glamourosa, mas a pobreza, a violência das gangues e os sequestros são o lado sombrio da metrópole".
Porém alguns erros continuam: um bandido que veste a camisa do Fluminense e um cartaz, em espanhol, que anuncia uma luta de boxe, permanecem no trailer. Veja o vídeo corrigido em bit.ly/max3trailer e o original em bit.ly/max3trailerori.
A Rockstar não atendeu ao pedido da Folha para esclarecimentos sobre como foi realizada a pesquisa e o processo de construção da cidade no jogo.

BRASIL EGÍPCIO
Lançado em 1996 para o console Playstation 1, o jogo Twisted Metal 2, no qual automóveis se enfrentam pela sobrevivência do mais forte, retratava o Brasil da seguinte forma: céu laranja, apinhado de ruínas com design egípcio e rios incandescentes de lava vulcânica.
De lá para cá, tais absurdos se tornaram mais raros no universo dos jogos eletrônicos -mas as falhas na representação do país e a confusão de cidades continuam, como mostra o infográfico acima.


Texto Anterior: Amazon deve lançar hoje rival do iPad por US$ 250
Próximo Texto: Rio de Janeiro é cenário de enredo gângster
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.