São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 2011

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Medidor de influência já tem 100 mi de usuários

Empresas usam Klout para traçar estratégias em mídias sociais

Serviço, que aponta status de usuários na internet, ganhou integração com Google+ na semana passada

LEONARDO LUÍS

DE SÃO PAULO

O cantor Justin Bieber pode não ter mais poder sobre o mundo do que Barack Obama, mas é mais influente em mídias sociais do que o presidente dos Estados Unidos.
Quem diz isso é o Klout, serviço de medição de influência na internet que, no começo de setembro, anunciou ter atingido a marca de 100 milhões de usuários.
Para fazer o cálculo de status, o Klout usa o número de seguidores ou amigos que cada um tem nas redes sociais e como essas pessoas reagem às mensagens publicadas.
Um post retuitado ou curtido muitas vezes ajuda a elevar a pontuação de seu autor.
Não só pessoas mas também produtos e empresas podem entrar no ranking, que soma dados de Twitter, Facebook, LinkedIn, Foursquare, YouTube, Instagram, Tumblr, Blogger, Last.fm e Flickr.
Na escala de 0 a 100 do site, Bieber tem 98 pontos. Obama tem 87, menos também do que o escritor Paulo Coelho, o brasileiro mais influente, com 95 pontos.
Qualquer pessoa com conta no Twitter pode obter seu nível de influência digitando o nome de sua arroba depois de klout.com/. Mas a utilidade do site vai além de servir ao egotismo de usuários.
Empresas como Nike, Audi, Disney e Paramount usam o serviço para pensar em estratégias nas mídias sociais.
No começo do mês, o convite de um evento de moda na Flórida determinava pontuação mínima de 40 no Klout como requisito ao acesso.
O Klout já tem mais de dois anos, mas cresceu mesmo nos últimos meses. Na semana passada, ganhou integração com o Google+. Com isso, tem mais um diferencial em relação a concorrentes como Twitalyzer, PeerIndex, Booshaka! e TweetReach.


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