São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

REDEMOINHO

ALEC DUARTE - @alecduarte

A PRODUÇÃO DO USUÁRIO

Estudo da Nielsen Online aponta que 26% do conteúdo existente hoje na internet é criação dos usuários, de forma independente. É um dado estranho, mas não deixa de ser um número com o qual trabalhar.
Estranho porque, com a corrida às redes sociais, as pessoas aumentaram sua capacidade de publicação, especialmente no que diz respeito a texto (a Nielsen leva em conta, claro, imagens, áudios etc).
Hoje, escreve-se bem mais do que há alguns anos. O que antes era praticamente restrito ao e-mail agora tornou-se público -isso explica a perda de relevância do correio eletrônico, agora reservado basicamente ao que é altamente confidencial ou pessoal.

INTIMIDAÇÃO
A publicação pessoal
Jornalistas mexicanos recorrem a blogs e redes sociais para distribuir informação que não podem divulgar por causa não apenas de ameaças de traficantes - desde 2000, 61 profissionais foram mortos pelos cartéis.

TWITTER
O microblog dissecado
Após ser tratado pelo sociólogo espanhol Manuel Castells como uma ferramenta do passado, o site verá estrear em outubro, em Nova York, o documentário colaborativo "Twittamentary", do cingapuriano Siok Siok Tan.

POST DA SEMANA
E daí que o Tiririca não sabe ler e escrever? Você também não sabe votar!
@tiodino


Texto Anterior: Mundo digital: Notas da semana
Próximo Texto: Nerd feliz
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.