São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cresce a presença de crianças na web

Pequenos de 2 a 11 anos são 14% dos usuários de internet em casa do Brasil; número total passa de 4,5 milhões

Mercado móvel faz promoções focadas no mercado infantil, cujas taxas de uso de celular crescem nos EUA

DE SÃO PAULO

Os baixinhos entraram de cabeça no mundo tecnológico: cresceu o acesso de crianças à internet e o número deles que têm celular próprio.
No Brasil, das mais de 32,3 milhões de pessoas que usam a internet em casa, 14% são crianças de 2 a 11 anos de idade -o que representa cerca de 4,5 milhões de menores on-line. Os dados são de pesquisa realizada em agosto pelo Ibope Nielsen Online-NetView.
Esse número representa um crescimento de mais de 10% em relação a agosto do ano passado, quando eram cerca de 4 milhões de crianças on-line. O total de usuários domésticos de internet era de quase 29 milhões.
Nas redes sociais, os menores de 11 anos já são 10% dos usuários, de acordo com estudo também do Ibope Nielsen Online-NetView, divulgado em agosto. Os adultos entre 25 e 34 anos, por exemplo, representam quase três vezes esse valor.

REINO DA TV
A televisão reina absoluta na vida da criança até os três anos, mas, depois disso, elas passam a ser atraídas pela internet, que disputa a atenção com o videogame, o tocador de MP3 e o celular. A rede vira preferência entre os pequenos de 8 a 12 anos, segundo estudo de Gisele Agnelli e Aline Souza, da Millward Brown Brasil, apresentado em março de 2010 e divulgado pelo Ibope.
Elas observaram crianças de 2 a 12 anos e suas mães.
Também se descobriu o que elas tanto procuram na web: jogos e redes sociais.

MERCADO MÓVEL
Os pequenos também têm ganhado a atenção da indústria de aparelhos móveis.
A operadora norte-americana T-Mobile, por exemplo, lançou uma promoção que tenta "tornar mais acessível para as famílias adicionar suas crianças nos planos de telefonia", segundo disse Ashley White, da empresa, ao site da "Fast Company".
Cada comprador que fechar um contrato no plano família com a T-Mobile até o começo de novembro poderá ter linhas gratuitas para até três filhos.
Nos EUA, o número de crianças com celular cresceu 68% nos últimos cinco anos, de acordo com estudo da MRI divulgado em janeiro. Segundo os dados, 20% dos pequenos de 6 a 11 anos têm um telefone móvel.
A pesquisa mostra que o principal uso que as crianças fazem dos aparelhos (em 88,1% dos casos) é para ligar para os pais. Cerca de 54% os usam para enviar SMS.
"Dados preliminares mostram que meninos e meninas usam o celular de maneira diferente: elas preferem usar para fazer ligações e enviar mensagens de texto, enquanto eles tendem mais a acessar a internet, baixar jogos, músicas e vídeos e usar mensageiros instantâneos", disse Anne Marie Kelly, da consultoria que fez o estudo.
(AMANDA DEMETRIO)


Texto Anterior: Clique
Próximo Texto: Público infantil procura entretenimento, diz estudo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.