São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Dois brasileiros estão entre os 125 finalistas do concurso

DA EFE, EM MADRI
DE SÃO PAULO

Dois brasileiros estão entre os 125 finalistas do YouTube Play. Um deles é Joe Penna, 23, que mora nos EUA desde os 12 e é mais conhecido como MysteryGuitarMan, dono do oitavo canal mais popular do YouTube.
Em seu vídeo, "Guitar: Impossible" (Guitarra: Impossível), Penna faz uma releitura de Mozart ao violão usando a técnica de vídeo stopmotion.
O outro brasileiro é Jarbas Agnelli. Autor de "Birds on Wires" (pássaros nos fios), ele se inspirou em "uma foto de jornal ["O Estado de S. Paulo"] de uns pássaros em cabos" de rede elétrica.
O vídeo, que é um dos 125 semifinalistas selecionados entre 23 mil criações procedentes de 91 países por uma equipe de funcionários do Museu Guggenheim é, "na realidade, uma obra muito singela", afirmou.
Em entrevista, Agnelli explicou que o sucesso do vídeo é que a associação dos pássaros com as notas musicais é interpretada pelo público no sentido de que "a natureza é arte".
O vídeo "Birds on Wires" é mudo, mas o segredo do sucesso está na trilha sonora por meio da imagem fixa de pássaros que descansam em cabos de alta tensão, que faz com que as aves sejam interpretadas como notas musicais e os cabos como as linhas de uma partitura.
Deste modo, ele compôs uma melodia levando em conta "a posição exata dos pássaros" que se transformam em notas no próprio vídeo, disse ele, que é diretor de anúncios de publicidade para a televisão.


Texto Anterior: Se liga: Números
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.