São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Versão mais completa pode trazer benefícios ao usuário

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
COLUNISTA DA FOLHA

A versão do Windows 7 que acompanha o micro é, em princípio, a melhor para aquela configuração de hardware. Ela considera a memória instalada e a velocidade do processador como recursos. Contudo, em alguns casos, fazer o upgrade para uma versão mais completa pode trazer benefícios.
A versão Starter é a mais limitada. Alguns recursos não disponíveis são a interface Aero, o Windows Media Center, o Modo de compatibilidade com o Windows XP, opções de personalização da área de trabalho, suporte a vários monitores, troca de usuários sem precisar fazer log-off e execução de DVDs.
Essas limitações, se você considerar um netbook, não causam muitos problemas. Já num micro de mesa, dependendo de sua utilização, os recursos citados são absolutamente necessários.
A Home Basic pode ser um upgrade em relação à Starter caso o seu micro tenha um drive de DVD ou você queira usar uma unidade externa.
Ela possui recursos parciais do Windows Aero, o gerenciador de janelas e suporte a processadores de 64 bits.
Para usuários domésticos, a versão Home Premium é a que oferece o melhor custo-benefício, principalmente se o usuário usa intensivamente músicas, vídeos e fotos.
A diferença de R$ 70 entre a Basic e a Premium vale o investimento nesta última.
A versão Professional é indicada para quem usa o notebook na empresa e em casa. Sua utilização se justifica apenas quando os recursos de rede forem necessários.
O modo Windows XP, disponível a partir da versão Professional do Windows 7, permite executar programas corporativos antigos.
A Ultimate foca em segurança e exige mais hardware. Ela é multilíngue -você pode escolher entre 35 idiomas disponíveis para a interface.
Outro aspecto a ser considerado é a memória instalada. Embora o requisito mínimo especificado pela Microsoft seja de 1 Gbyte, considere pelo menos 2 Gbytes.


Texto Anterior: Conheça as diferenças entre as edições
Próximo Texto: Atalho - José Antonio Ramalho: Aprenda a conectar uma conta de e-mail do Windows Live Hotmail ao Outlook
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.