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RECICLAGEM
Agendas, álbuns e cartões podem ser feitos com produtos artesanais
Criatividade é a senha para produzir novos artigos
O engenheiro
João Carlos da
Costa Bueno,
que largou a
empresa onde
trabalhava
para ajudar
a mulher a
fabricar
álbuns
da Reportagem Local
Não são apenas as pessoas que
reciclam papel que lucram com esse mercado. A fabricação de produtos artesanais é outra alternativa, cuja principal matéria-prima é
a criatividade.
Há quatro anos, o engenheiro
João Carlos da Costa Bueno, 41, resolveu largar a empresa em que
trabalhava para ajudar a mulher na
fabricação de álbuns de fotografia
produzidos com papéis artesanais
e couro.
"Começamos a vender nossos
produtos em uma feirinha. Algumas pessoas perguntavam se poderiam revender ou distribuir como brinde em empresas. Foi aí que
nos especializamos no atacado e
abrimos a Encaixe", conta Bueno.
Hoje, eles vendem 40 produtos
para papelarias e empresas.
²
Embalagens e convites
Outra idéia criativa partiu dos
sócios Júlio Campos, 46, e Marcio
Levyman, 37, fundadores da Flux.
Seus principais clientes são as
agências de publicidade, que utilizam cartazes, embalagens e convites feitos pela empresa.
"Eles apresentam os projetos, e
nós desenvolvemos. Nossa dificuldade é manter o fluxo de trabalho.
Para compensar, vendemos para
papelarias", explica Campos.
A empresa começou na casa de
Campos, com dois computadores,
uma guilhotina, uma mesa de impressão e máquinas de estampar.
Hoje, os sócios possuem oito
funcionários para montar os produtos. Em alguns meses, o faturamento chega a R$ 30 mil.
Paciência e criatividade também
não faltam para o calígrafo João
Carlos Gimenes, 56.
Há quatro anos ele montou a Barinel Convites, com um investimento de R$ 25 mil -que incluiu
um computador, uma impressora,
alguns softwares e sua matéria-prima, o papel. A idéia era fazer convites para festas e casamentos.
"No começo, quebrei a cabeça
para descobrir o papel ideal. A
maioria tem a superfície muito irregular e áspera, que acaba enroscando na impressora. Estraguei
muito material até achar um que
valesse a pena", conta.
Gimenes não revela quem é o fornecedor do milagroso papel. "Esse
é o meu segredo."
Para divulgar seu produto, ele
anuncia em jornais e revistas.
"Mas minha maior publicidade
são os próprios convites. Em uma
festa, sempre perguntam quem fez
os convites", diz.
O faturamento mensal da Barinel
é de R$ 2.500.
²
Curso
Para quem está interessado em
montar um negócio com papel reciclado, o professor Katustoshi
Mori Kamori ministra cursos na
Aliança Cultural Brasil-Japão.
²
Aliança Cultural Brasil-Japão: (011) 815-
3446; Barinel Convites: (011) 6945-9114;
Encaixe: (011) 209-4542; Flux: (011) 575-
3558.
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