São Paulo, domingo, 6 de setembro de 1998

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Franquias exigem testes de aptidão

ADRIANA SOUZA SILVA
free-lance para a Folha

Os consultores em franchising costumam dizer que o sucesso de uma franquia vai depender, sobretudo, da afinidade do proprietário com o ramo escolhido.
Por conta dessa regra, cresce o número de franqueadores que exigem de seus candidatos a franqueados testes para verificar a vocação do futuro empresário com esse sistema (veja quadro abaixo).
"A maioria dos testes não vai proibir uma pessoa de ter uma franquia. Eles servem para apontar as falhas de um candidato e perguntar se ele está disposto a entrar no negócio", explica o diretor da ABF (Associação Brasileira de Franchising), João Baptista, 34 -veja quadro abaixo.
Segundo ele, nos últimos dois anos houve um aumento de 40% no número de franqueadores que aderiram aos testes vocacionais.
"Também cresceu a quantidade de pessoas que realizam essa auto- análise por conta própria", diz.
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Aptidão Mônica Braga, 34, futura franqueada da PostNet (serviços de escritório), é um exemplo de empresária que teve de passar por um teste para comprovar sua aptidão com o setor escolhido.
"Não achava necessário, pois tinha certeza da minha escolha. Mas os resultados mostraram alguns pontos em que preciso melhorar."
Na maioria dos casos, quando os testes não são aplicados pela própria rede, são pagos separadamente pelo candidato a franqueador.
"É válido para um autoconhecimento. Mesmo assim, tive de gastar R$ 300."
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Primeira decisão Procurar uma consultoria foi a primeira decisão do professor Paulo Amaral, 58, quando decidiu comprar uma franquia.
"Nunca tive um negócio próprio. Queria saber se estaria em condições para entrar nesse ramo."
Amaral conta que a exigência da presença constante na unidade foi um dos motivos que o levou a mudar de idéia.
"Teria de trabalhar mais de dez horas por dia. Além disso, percebi que não tinha nenhuma aptidão para treinar funcionários com o rigor exigido pela rede padronizada", declara Amaral.
Já o empresário Claudinei Costa, 36, não mudou de idéia depois de passar por um curso de formação de empresários, há um ano, promovido pelo Sebrae.
"O curso revelou um perfil ambicioso que, como empreendedor, ainda não conhecia ", diz Costa, que é dono da Hortifrut Costa, no shopping Ibirapuera (zona sudeste de São Paulo). Agora, Costa tornou- se candidato a franqueado do McDonald's.



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