São Paulo, domingo, 6 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma loja de serviços para veículos?

Walberto Morais Santos, Campo Grande (MS)

A facilidade de encontrar diversos serviços em um único local está virando uma exigência também no mercado de lojas de autopeças e serviços.
Os centros automotivos vêm conquistando espaço como verdadeiros shoppings para o setor automotivo.
Qualidade e bom atendimento, associados a preços convidativos, são fundamentais para o sucesso nesses empreendimentos.
Um bom padrão de trabalho não depende somente dos equipamentos modernos e das técnicas de última geração, mas de pessoal capacitado e treinado.
Para isso, o ideal é que os funcionários possuam cursos de especialização -como os de mecânica para veículos importados.
A localização e a dimensão do estabelecimento devem proporcionar conforto e facilidade de acesso para o cliente.
Um centro automotivo pode começar as suas atividades disponibilizando serviços de mecânica, de pintura, de funilaria e de consertos elétricos.
Mais tarde, o negócio pode agregar venda e instalação de acessórios.
Uma idéia que pode ser explorada nesse ramo é o ambiente de "clínica para automóveis".
Isso equivale a tratar o veículo como um "paciente", não como uma máquina.
Esse tratamento vai diferenciar o negócio daquela antiga concepção de mecânico (sujo de graxa, sem tempo para fornecer um orçamento e que dificilmente cumpre prazos).
Uma estrutura organizada de 400 m2, com equipamentos modernos e pessoal treinado, exige um capital elevado: cerca de R$ 75 mil (sem considerar o valor do imóvel e com dez funcionários treinados).
O empresário também terá despesas com duas linhas telefônicas, um carro e uma moto para a empresa (R$ 40 mil, em média).
O retorno do investimento nessa área pode chegar a três anos.
Esse período pode ser maior caso o imóvel seja comprado.
O faturamento do empreendimento citado gira em torno de R$ 400 mil, anualmente.
Outros esclarecimentos sobre a abertura de empresas, os financiamentos, a legislação, os cursos de gerenciamento e as palestras na área comercial podem ser encontrados no Sebrae-SP.
A entidade possui 38 agências em todo o Estado.
²
Ligue Sebrae-SP: 0800-780202.
² As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae-SP exclusivamente nesta seção.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.