|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Como montar uma loja de serviços para veículos?
Walberto Morais Santos, Campo Grande (MS)
A facilidade de encontrar diversos serviços em um único local
está virando uma exigência também no mercado de lojas de autopeças e serviços.
Os centros automotivos vêm
conquistando espaço como verdadeiros shoppings para o setor
automotivo.
Qualidade e bom atendimento,
associados a preços convidativos,
são fundamentais para o sucesso
nesses empreendimentos.
Um bom padrão de trabalho
não depende somente dos equipamentos modernos e das técnicas de última geração, mas de
pessoal capacitado e treinado.
Para isso, o ideal é que os funcionários possuam cursos de especialização -como os de mecânica para veículos importados.
A localização e a dimensão do
estabelecimento devem proporcionar conforto e facilidade de
acesso para o cliente.
Um centro automotivo pode
começar as suas atividades disponibilizando serviços de mecânica, de pintura, de funilaria e de
consertos elétricos.
Mais tarde, o negócio pode
agregar venda e instalação de
acessórios.
Uma idéia que pode ser explorada nesse ramo é o ambiente de
"clínica para automóveis".
Isso equivale a tratar o veículo
como um "paciente", não como
uma máquina.
Esse tratamento vai diferenciar
o negócio daquela antiga concepção de mecânico (sujo de graxa,
sem tempo para fornecer um orçamento e que dificilmente cumpre prazos).
Uma estrutura organizada de
400 m2, com equipamentos modernos e pessoal treinado, exige
um capital elevado: cerca de R$
75 mil (sem considerar o valor do
imóvel e com dez funcionários
treinados).
O empresário também terá despesas com duas linhas telefônicas, um carro e uma moto para a
empresa (R$ 40 mil, em média).
O retorno do investimento nessa área pode chegar a três anos.
Esse período pode ser maior caso o imóvel seja comprado.
O faturamento do empreendimento citado gira em torno de R$
400 mil, anualmente.
Outros esclarecimentos sobre a
abertura de empresas, os financiamentos, a legislação, os cursos
de gerenciamento e as palestras
na área comercial podem ser encontrados no Sebrae-SP.
A entidade possui 38 agências
em todo o Estado.
²
Ligue Sebrae-SP: 0800-780202.
²
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º
andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo
e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae-SP exclusivamente nesta
seção.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|