São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agilidade para efetuar serviços "ganha" clientes

free-lance para a Folha

Depois de 45 anos de experiência na área de manutenção de equipamentos, pequenas reformas e serviços de engenharia, o empresário Sante Campanella, 64, decidiu investir R$ 20 mil e montar o seu próprio negócio.
Instalada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, há dez meses, a empresa EVSA já registra um faturamento mensal de cerca de R$ 15 mil. A empresa não divulgou o lucro.
"O bom relacionamento com os antigos clientes me empurrou para isso", afirma ele, referindo-se à decisão de abrir a empresa.
Especializada tanto em serviços de manutenção como em reformas de pequeno porte, a firma pretende chegar ao final de seu primeiro ano com o dobro do faturamento.
"Fazemos contratos de manutenção, pequenas modificações, melhoria de equipamentos e também serviços de urgência."
Apesar dos altos ganhos com o negócio, o empresário conta que a sua maior dificuldade é divulgar o nome da empresa e conquistar a confiança da clientela.
"O nome de uma grande empresa facilita muito. É o conhecido efeito do crachá", diz.
Além da carência de credibilidade, outro fator negativo é a falta de experiência na área comercial, que pode ser superada com uma assessoria ou um curso de especialização, segundo o empresário.
"Não tenho as manhas e malícias do setor comercial", afirma Campanella.
De acordo com ele, os serviços prestados por uma pequena empresa têm a vantagem de oferecer um custo menor, devido aos encargos sociais mais baixos.
Outro ponto positivo é a agilidade no atendimento aos clientes e na prestação de serviços.
"Numa grande empresa, o serviço passa de um setor para outro. A capacidade técnica acaba pulverizada", diz Campanella. "Numa pequena empresa, o atendimento ao cliente é mais aperfeiçoado."

EVSA: (011) 448-8523.


Texto Anterior: Folha-Sebrae: Como montar uma empresa de manutenção?
Próximo Texto: Franchising: ABF elege a sua nova diretoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.