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INFORMÁTICA
Lojas investem em serviços
Redes liberam regras para superar crise
ADRIANA SOUZA SILVA
free-lance para a Folha
Esquecer a padronização do
franchising e dar aos franqueados
a liberdade de oferecer serviços diferenciados em suas unidades.
Essa tem sido a estratégia das redes que trabalham com a venda de
equipamentos de informática para
sobreviver aos períodos de retração do consumo.
"Hoje, a manutenção de produtos corresponde a cerca de 20% do
meu faturamento", afirma Érica
Takano, 25, sócia da unidade Net
Box Aclimação.
Segundo ela, de outubro de 97 a
janeiro desTe ano "os serviços alternativos salvaram o mercado".
"Com a Fenasoft (feira realizada
em São Paulo no mês de julho), o
comércio ganhou fôlego e, atualmente, vem se mantendo estável
por conta das promoções na área."
A consultora da Net Box Kátia
Gonçalves, 40, afirma que a rede
estimula esse comportamento entre os franqueados.
"Além disso, nossos franqueados
não possuem estoque, o que evita
perdas de mercadoria."
A Star Computer é outro exemplo de rede que dá aos franqueados
a liberdade para oferecer manutenção em qualquer produto.
"Em algumas circunstâncias, as
franquias podem até dar descontos
e fazer promoções independentes", explica o diretor da rede, Fernando Schevz, 32.
Já a Mister Micro aposta em uma
taxa de juros menor para atrair
clientes aos seus franqueados.
"Conseguimos manter um percentual de 5,5% ao mês, pois temos
nossa própria financeira", diz o gerente de franchising da rede, Márcio Vinício, 32.
²
Mercado
Para o analista de mercado de
computadores do IDC (International Data Corporation), Ivair Rodrigues, 32, a queda nos preços dos
aparelhos "pode implicar o aumento das vendas, mas não do faturamento".
"A margem de lucro cai e, se o revendedor não tiver outros serviços, o negócio fecha."
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