São Paulo, domingo, 20 de setembro de 1998

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INFORMÁTICA
Lojas investem em serviços
Redes liberam regras para superar crise

ADRIANA SOUZA SILVA
free-lance para a Folha

Esquecer a padronização do franchising e dar aos franqueados a liberdade de oferecer serviços diferenciados em suas unidades.
Essa tem sido a estratégia das redes que trabalham com a venda de equipamentos de informática para sobreviver aos períodos de retração do consumo.
"Hoje, a manutenção de produtos corresponde a cerca de 20% do meu faturamento", afirma Érica Takano, 25, sócia da unidade Net Box Aclimação.
Segundo ela, de outubro de 97 a janeiro desTe ano "os serviços alternativos salvaram o mercado".
"Com a Fenasoft (feira realizada em São Paulo no mês de julho), o comércio ganhou fôlego e, atualmente, vem se mantendo estável por conta das promoções na área."
A consultora da Net Box Kátia Gonçalves, 40, afirma que a rede estimula esse comportamento entre os franqueados.
"Além disso, nossos franqueados não possuem estoque, o que evita perdas de mercadoria."
A Star Computer é outro exemplo de rede que dá aos franqueados a liberdade para oferecer manutenção em qualquer produto.
"Em algumas circunstâncias, as franquias podem até dar descontos e fazer promoções independentes", explica o diretor da rede, Fernando Schevz, 32.
Já a Mister Micro aposta em uma taxa de juros menor para atrair clientes aos seus franqueados.
"Conseguimos manter um percentual de 5,5% ao mês, pois temos nossa própria financeira", diz o gerente de franchising da rede, Márcio Vinício, 32.
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Mercado Para o analista de mercado de computadores do IDC (International Data Corporation), Ivair Rodrigues, 32, a queda nos preços dos aparelhos "pode implicar o aumento das vendas, mas não do faturamento".
"A margem de lucro cai e, se o revendedor não tiver outros serviços, o negócio fecha."



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