São Paulo, Domingo, 21 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Índice

CAFETERIAS
Rede vai passar a ser administrada por um grupo de consultores de franchising
Fran's Café muda gestão para crescer

da Reportagem Local

A rede de cafeterias Fran's Café modificou seu sistema de gestão. A franquia passa a ser operada por uma empresa, a LM3 Franchising Management, formada por consultores do setor. O contrato vale por 10 anos.
O objetivo da mudança é profissionalizar a estrutura familiar da empresa para continuar a expansão da rede de franquias. Hoje, a marca conta com 60 lojas, todas no eixo Rio-São Paulo.
"Nossa intenção é abrir novas unidades em outros Estados do Sudeste e do Sul do país. Também estudamos um processo de internacionalização", conta Lupércio Fernandes Moraes, 31, diretor da consultoria Marché e um dos sócios da LM3.
O primeiro Fran's Café fora do país deve ser aberto em Miami, no primeiro semestre de 2000. "Estamos na fase de captação do ponto", diz Moraes. Também participam da LM3 Flávio Menezes e Ludovino Lopes, responsáveis pela parte jurídica, e Marco Aurélio Militelli, na área administrativa e financeira.

Propaganda
Os primeiros investimentos dos novos sócios foram na qualificação dos profissionais da rede. "Montamos uma unidade-escola para que os funcionários e os franqueados passem por um novo treinamento."
Também foi contratada uma consultoria da área de alimentação para reavaliar a variedade de produtos da rede. "A idéia é ampliar o número de produtos relacionados ao café." A LM3 também reativou o fundo de propaganda da rede, que estava desativado havia três anos.
Para montar uma franquia do Fran's Café, o empreendedor gasta, incluindo a taxa de franquia, entre R$ 130 mil e R$ 180 mil, mais o valor do ponto comercial. Os royalties equivalem a 6% do faturamento bruto, e o fundo de propaganda é de 2% do faturamento bruto mensal.


Texto Anterior: Cliente fiel é tema de seminário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.