São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
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Pequenas empresas crescem e aderem ao ramo de franchising

free-lance para a Folha

Algumas empresas começam pequenas, crescem e entram no ramo de franchising, para mais uma vez aumentar seu faturamento.
A estratégia foi adotada pela Casa das Calcinhas, fundada em 78, no centro de São Paulo, como um negócio familiar especializado na venda de lingeries.
Com a expansão da rede -que tem 38 lojas próprias-, a empresa decidiu no ano passado inaugurar três unidades franqueadas.
"A idéia da franquia nasceu para expandir a empresa de um jeito ordenado", diz Rafael Deieno Júnior, 32, sócio da Casa das Calcinhas.
Ele cita como vantagens do sistema a facilidade de aumentar o faturamento da empresa sem o trabalho de abrir novos escritórios ou cuidar de outros departamentos de pessoal.
O investimento inicial para o franqueado é de R$ 55 mil, mais a taxa de franquia de R$ 15 mil. Os royalties ficam em torno de 5% do faturamento líquido, e as taxas de propaganda são de 3%.
Outra empresa que caiu na rede de franchising foi a Tribo dos Pés, que comercializa sapatos, bolsas e acessórios de couro desde 93.
Com o crescimento anual dos ganhos em 25%, a empresa chegou a 21 lojas, sendo 19 franqueadas.
"Na franquia, eu também estou participando do processo de vendas. O franqueado dá informações de como está o produto", diz Bernardino Neto, dono da empresa.
Para abrir uma franquia, o investimento inicial é de pelo menos R$ 50 mil. Os royalties são de 3% sobre as compras. A taxa de publicidade: 4% do faturamento mensal.

Casa das Calcinhas: (011) 284-1973; Tribo dos Pés: (016) 727-4200.


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