São Paulo, domingo, 28 de março de 1999

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NEGÓCIOS 24 HORAS
Violência e concorrência fecham redes

e da Reportagem Local

Localização e segurança são dois pontos fundamentais para o sucesso dos negócios 24 horas. Neste mês, dois empreendimentos que atuavam dia e noite fecharam suas portas: a sorveteria Mambo Jambo e a rede de conveniência 7-Eleven.
Na opinião de Marcelo Cherto, especialista em redes de negócios, o funcionamento desse tipo de empreendimento depende fundamentalmente da localização. "O negócio depende da quantidade de pessoas nas ruas. A segurança é um fator básico", diz ele.
A Mambo Jambo credita seu fechamento à falta de segurança. Há cinco anos, a loja estava instalada na rua Haddock Lobo, nos Jardins, zona sudoeste da cidade.
"Desde a inauguração do serviço 24 horas, em 16 de dezembro de 98, não houve aumento representativo na frequência do local, que se torna também inseguro devido à má localização para um ambiente 24 horas funcionar", afirma a nota de divulgação à imprensa.
Segundo a sorveteria, não ocorreu nenhum assalto na loja, mas os custos de funcionamento 24 horas, com segurança e funcionários, eram muito altos, inviabilizando o negócio.
A empresa continua a produzir sorvetes para o varejo.
Outro problema para esse tipo de negócio é a concorrência. Especialistas do setor acreditam que o fechamento da 7-Eleven se deu porque a rede não resistiu à concorrência com as lojas 24 horas dos postos de gasolina.
Procurados pela Folha, os proprietários da empresa não se pronunciaram. Alguns pontos já estão com novos donos, como o da esquina da rua Padre João Manuel com a alameda Jaú, nos Jardins, onde funcionará uma drogaria. (PAULO NAVES E VINÍCIUS PRECIOSO)



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