Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Planet@ Letra

Veja sites para programar passeio pela avenida Paulista

Endereços detalham atrações de museu, parque, centros culturais e prédios históricos e contam um pouco da história da região

DE SÃO PAULO

Um dos pontos mais conhecidos de São Paulo, a avenida Paulista atrai paulistanos e turistas por sua grande quantidade de programas culturais. Com a ajuda de alguns sites, é possível não só explorar o que a avenida tem para oferecer como conhecer melhor sua história.

Um bom endereço para começar é o da associação Paulista Viva (www.paulistaviva.org.br), que traz notícias sobre a região, mapas e uma seção sobre a história da avenida, com uma galeria de fotos recentes e antigas.

A página oficial de turismo da metrópole, Cidade de São Paulo (www.cidadedesaopaulo.com), também fala um pouco da história da região e elenca algumas atrações, como o Masp (Museu de Arte de São Paulo) e o parque Trianon. Clique em "O que visitar" e depois em "atrativos" para consultar a seção dedicada à Paulista, na lista de artigos mais antigos.

O site do Conjunto Nacional (www.ccn.com.br) também aborda a história da região ao contar sua própria trajetória, desde a compra da área onde ele se localiza, em 1952. O endereço surpreende pela grande quantidade de informações sobre o desenvolvimento do conjunto e sobre sua arquitetura.

Além de conhecer as atrações hoje concentradas ali, como cinema, teatro, livrarias e restaurantes, é possível fazer uma visita monitorada pelo conjunto, agendada pelo site, que também traz um calendário de eventos culturais.

Já o Masp (masp.art.br) é o grande chamariz cultural da Paulista e visita obrigatória. A página do museu na internet mostra as exposições em cartaz, permite pesquisa de obras de seu acervo e indica horários de funcionamento e preços, incluindo os do restaurante e da loja.

Quem passa por ali aos domingos pode aproveitar para visitar a feira de antiguidades (www.aaesp.art.br), no vão do museu, que atrai aficionados e turistas com sua variedade de peças, de botões a imagens sacras.

Outra atração cultural importante é a Casa das Rosas, o único dos grandes casarões da avenida bem preservado e aberto a visitas. Hoje Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, abriga uma série de eventos. O site oficial (www.casadasrosas-sp.org.br) está em manutenção e desatualizado; já o blog (casadasrosas-sp.blogspot.com) traz a programação com detalhes.

O parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Trianon, inspira receio por sua vegetação fechada, mas é possível explorá-lo com mais sossego durante o projeto "Caminhadas com Segurança" ou durante aulas de exercícios terapêuticos.

A programação está no site da secretaria do Meio Ambiente (www.prefeiturasp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente): clique em "parques" e depois em "região centro-oeste".

Outros dois importantes centros culturais, com opções gratuitas, são o Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso (www.sesisp.org.br) e o Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br). Confira as programações e bom passeio!

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.