Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pedra do Sal guarda início do samba carioca

DA ENVIADA AO RIO

Ao pé do morro da Conceição, a Pedra do Sal desempenhou um papel importante no passado da cidade.

Quando a região que hoje abriga o porto do Rio ainda era banhada pelas águas da baía de Guanabara, era ali que os navios negreiros aportavam, trazendo os escravos. A grande concentração de negros levou a região a ser apelidada de "Pequena África".

Era ali também que chegavam os carregamentos de sal vindos de Portugal, que acabaram por dar nome à área.

Instituído pela Coroa portuguesa em 1630, o monopólio do sal autorizava o consumo no Brasil somente do produto fornecido por Portugal e permitia sua entrada apenas por meio dos portos de quatro cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Santos, Bahia e Pernambuco.

No Rio, o desembarque era feito junto à então chamada Pedra da Prainha, local de acesso ao morro da Conceição. Com o tempo, o lugar ficou conhecido como Pedra do Sal, nome que permaneceu mesmo após a extinção do monopólio, em 1801.

A grande presença da comunidade negra na região levou a Pedra do Sal a ser considerada o berço do samba carioca. Foi ali que se instalaram os primeiros negros do bairro da Saúde, que trouxeram as festas de candomblé e as rodas de choro.

Hoje, a Pedra do Sal recebe às segundas-feiras uma animada roda de samba, que recorda seu passado. A programação pode ser vista no blog rodadesambadapedradosal.blogspot.com.br.

(VCS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.