Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Centro da cidade oferece culinária típica portuguesa

DA ENVIADA AO RIO

No centro do Rio de Janeiro, a comida tem sotaque português. Pratos como bacalhau à Gomes de Sá e sardinhas à moda portuguesa disputam espaço nos cardápios com peixes e frutos do mar.

Quem aprecia a cozinha de Portugal encontra boas opções no centro, como o Casual Retrô (casualretro.com.br), que serve leitões e cabritos assados inteiros (devem ser pedidos com 24 horas de antecedência). Outra é a Quinta do Bacalhau (quintadobacalhau.com.br), com 11 opções de prato com o peixe, mais bolinhos e pastéis.

Já na Lapa, há a Adega Flor de Coimbra (adegaflordecoimbra.com.br), a mais antiga da cidade, aberta em 1938. Com decoração portuguesa, chama a atenção um quadro que adverte: "Proibido beijo ousado".

No mesmo bairro, o Cosmopolita é tão antigo e tradicional quanto a adega -ambos receberam em 2011 o título de patrimônio cultural carioca. Inaugurado em 1926, o restaurante é o criador do filé à Oswaldo Aranha. Diz a lenda que o prato -arroz, fritas, farofa e filé mignon coberto por lascas de alho frito -era o pedido mais frequente do então ministro da Fazenda de Getúlio Vargas.

É recomendável checar o horário dos restaurantes do centro antes de sair -a maioria abre apenas durante a semana e só para o almoço aos sábados. Um dos poucos locais que funciona aos domingos é o Sentaí (sentai.com.br), de frutos do mar. Ali também é possível encontrar pratos portugueses, mas os destaques são mesmo as receitas com lagosta e camarão. (VCS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.