Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bom, barato e delicioso

De Manhattan ao Brooklyn, cidade oferece delícias a preços camaradas, incluindo comida de rua e clássicos como a apimentada culinária do sul dos EUA

DAVE COOK
ESPECIAL PARA A FOLHA

Para os interessados em gastronomia mais aventureiros em Nova York, há um mundo de comida à espera.

A cidade abriga estabelecimentos que servem comida de mais de cem países. Muitos oferecem pratos deliciosos e fascinantes por preços modestos. Confira sugestões de alguns deles.

No East Village, o Japadog transforma um clássico dos petiscos nova-iorquinos, o cachorro-quente (veja mais opções para saborear o sanduíche abaixo), com temperos japoneses, incluindo "daikon", algas marinhas, raspas de bonito e camarões secos.

Acompanhado de fritas apimentadas, um cachorro-quente substancial satisfaz as necessidades de um almoço ou daquela fome que bate tarde da noite -mas deixe espaço para um sanduíche de sorvete, servido dentro de um pão doce frito.

No Alto Manhattan -a apenas 20 minutos de caminhada do estádio dos Yankees, no Bronx-, o Charles' Country Pan-Fried Chicken desfia pratos do sul do país. Acompanhando o ótimo frango há um bufê com costeletas bovinas, macarrão com queijo, batata-doce e muito mais.

Após uma tarde de sol e diversão em Coney Island, no Brooklyn, o Cafe Glechik restaura corpos cansados, ao estilo Odessa.

Borche revigorante, "dumplings" (bolinhos de massa) ucranianos e kebabs de cordeiro são favoritos do extenso menu, que é melhor apreciado em família.

TEATRAL

Nova York tem várias Chinatowns. A mais excitante deve ser em Flushing, Queens, onde o imenso centro de compras New World aglomera 30 vendedores em uma praça de alimentação cacofônica no subsolo.

É parte refeição, parte teatro: "noodles" caseiros são esticados e torcidos, tigelas gigantes são lotadas com ingredientes salteados apimentados, raspas de gelo são afogadas em leite condensado. Tudo isso é delicioso, mas há a excitação de ver o que mais está sendo preparado nos vários estandes.

Smorgasburg, um mercado ao ar livre que acontece somente aos sábados na área de Williamsburg, no Brooklyn, tem o ar de um festival internacional no qual o rock dá lugar à comida de rua.

Até cem vendedores oferecem um combinado delirante de "cemitas" (tipo de sanduíche) mexicanas, "porchetta" italiana, "pupusas" de El Salvador e anchovas fritas ao estilo de New Jersey, além de tortas de fruta e biscoitos.

GOSTO BRASILEIRO

Ou, talvez, por apenas uma refeição, você queira o familiar. As irmãs baianas do Point Brazil, em Astoria, Queens, servem açaí na tigela no café da manhã e coxinhas excepcionais o dia todo.

O bufê é reabastecido constantemente, e a estação de churrasco inclui filé de primeira, peito de frango enrolado em bacon e coração de galinha. É um pouquinho do sabor de casa, até o último dedo lambido.

DAVE COOK é colaborador do "New York Times" e autor do blog Eating In Translation (www.EatingInTranslation.com), sobre gastronomia

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.