Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comida também é saborosa em outras regiões da Espanha

Mesmo que a variedade gastronômica diminua fora de Madri, a qualidade da culinária ibérica é sempre alta

Cordeiro e 'cochinillo' (leitão) são clássicos de Segóvia; já em Ávila, o chuletón e as judias del barco são onipresentes

DO ENVIADO À ESPANHA

Uma vez deixada Madri, a grande urbe e capital, para trás, a variedade das iguarias cai drasticamente.

A qualidade, no entanto, segue alta nas três comunidades autônomas visitadas pela reportagem da Folha.

A culinária das regiões centrais da Espanha é robusta e quase exclusivamente carnívora, principalmente em Castela-León.

Os mais sensíveis podem torcer o nariz, mas a imagem de um porquinho inteiro prontinho para ir ao forno está para Segóvia como o touro de Osborne está para quem viaja pelas estradas espanholas. Os assadores servindo cordeiro e "cochinillo" (leitão) estão por toda a parte. Para algo mais inventivo e sofisticado, a pedida na cidade é o restaurante El Fogon Sefardi (lacasamudejar.com).

O mesmo serve para a vizinha Pedraza, cujos restaurantes vivem do movimento dos finais de semana, quando glutões de Madri e além se reúnem em torno da plaza Mayor para se deliciar com mais "cochinillo" assado.

A carnificina segue em Ávila, que tem como tradicional carro-chefe o chuletón de Ávila. Outra iguaria típica e um pouco mais leve são as judias del barco de Ávila (feijão branco e pedaços de chorizo num espesso caldo), geralmente servidas como primeiro prato.

Junto à muralha, alguns bares servem "tapas" e "raciones", como o Bodeguita de San Segundo (vinoavila.com), que, além dos vinhos, tem cardápio que inclui a vitela com queijo de Cabrales e a fondue de quatro queijos.

A região de Salamanca, especificamente a cidadezinha de Guijuelo, produz um dos melhores jamones ibéricos da península. Até mesmo nos menores vilarejos, como La Alberca, patas negras e mais patas negras ocupam cada centímetro de tetos e paredes de vendinhas.

(PEDRO CARRILHO)

Leia mais sobre Salamanca
folha.com/no1147909

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.