Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Construções medievais são chamariz de Castela-León

Segóvia e Ávila, patrimônios da humanidade, ficam próximas a Madri

Preservado na entrada do centro antigo de Segóvia, aqueduto é legado da era romana e tem 1 km de extensão

DO ENVIADO À ESPANHA

Castela-León, a maior das 17 comunidades autônomas, tem herança artística e cultural ainda maior que sua área.

Há muito que se ver e fazer. Grandes monumentos, como as catedrais de Burgos e Leão, a capital Valladolid e uma miríade de vilarejos e castelos medievais tornam árdua a tarefa de conhecer a fundo a que talvez seja a região mais influente da Espanha em uma só viagem.

Próximas a Madri, Segóvia e Ávila são patrimônios da humanidade e recebem diariamente um fluxo contínuo de visitantes para ver principalmente duas construções: o aqueduto de Segóvia e a muralha de Ávila.

Segóvia, a menos de meia hora de trem de Madri, está no topo de uma elevação entre baixas colinas e a serra de Guadarrama. E logo na chegada está lá: o imenso aqueduto romano, preservado na entrada do centro histórico. Com quase 1 km de extensão e restaurado nos anos 1990, o aqueduto é uma maravilha da engenharia romana e símbolo máximo do que restou da presença daquele império.

Já no extremo norte da cidade fica mais um símbolo local, o Alcázar. Segundo rumores, ele teria servido de inspiração para a criação do castelo da Cinderela na Disney. Antes, o local abrigou originalmente uma fortificação romana e depois uma fortaleza mourisca.

MURALHAS E MURALHAS

Já para quem quer sentir o gosto de um típico vilarejo medieval da Velha Castela, vale rumar à pequena e murada Pedraza de la Sierra, a cerca de meia hora de Segóvia. Suas ruas e robustas construções de pedra, incluindo um castelo, são extremamente fotogênicas.

Ainda mais robusta é a muralha medieval que cerca totalmente a cidade velha de Ávila. Construída no século 12, é considerada uma das mais bem preservadas fortificações medievais do mundo. É possível caminhar no topo de dois trechos da muralha com o mesmo ingresso.

Atrás, o centro histórico de Ávila dos Cavaleiros, como é conhecida, pode não ser tão harmonioso quanto o de outras cidades medievais da Espanha. Ainda assim, é repleto de igrejas, mosteiros e uma basílica que atestam a importância da cidade como um bastião do catolicismo.

Ávila é famosa pelo culto a santa Teresa. O convento construído no local onde Teresa nasceu no século 16 é visitado por peregrinos que pouco parecem se importar com o contraste entre a simplicidade que a santa pregou ao longo de sua vida, reformando a Ordem das Carmelitas, e a opulência de sua capela.

(PEDRO CARRILHO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.