São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINICHINA

Culinária da ilha é caldeirão de iguarias locais e de fora

Não faltam frutos do mar e vegetais frescos; da influência chinesa há, por exemplo, pratos picantes

DO ENVIADO ESPECIAL A TAIWAN

A arte culinária em Taiwan espelha as múltiplas influências chinesas e esbanja características locais.
Não faltam ingredientes frescos nesse país fértil insular, cuja base do desenvolvimento industrial se alicerçou na agricultura -e, nesse capítulo, se destacam frutos do mar e vegetais.
A primeira onda gastronômica veio de Fukien, província da China continental localizada do outro lado do estreito, e é chamada de comida hoklo, fukienesa e até de taiwanesa.
Localmente, há a comida hakka, vegetariana e algo aborígene. Da China vieram, por exemplo, pratos cantoneses, notadamente de Hong Kong, e ao estilo de Sichuan, picantes.
Além dos peixes, crustáceos e moluscos, as carnes de vaca, porco e frango são utilizadas. O porco com arroz cozido ao vapor, os bolinhos cantoneses (dim-sum), as tortas de ovo com ostras (o-a-zen) são iguarias muito difundidas. Pratos vegetarianos usam o tofu, queijo de soja que, em Taiwan, é servido fresco, seco e curtido.
Em Taipé, capital que espelha a diversidade gastronômica do país, o restaurante Hung Fan Tien, na rua Jyi Road, 239 (distrito de Chung Shan, perto do hotel Landis), é exemplo local taiwanês típico, onde o freguês escolhe o peixe. Já quem aprecia comida elaborada, acha no Beiping Shang Yuan, na rua Linsen South, 4, cuja especialidade é o pato de Pequim (tel. local 2393-3331). (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: MiniChina: Sucursal poderá reunir arte de toda a Ásia
Próximo Texto: Casa das Nuvens é descanso merecido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.