São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

internacional

Parte do teto de palácio de Nero desaba

ESTADO DE ATENÇÃO Incidente em Roma, que ocorreu na terça-feira, reacende debate sobre patrimônio cultural romano

DA ASSOCIATED PRESS

Uma parte do teto de uma galeria do Palácio Dourado (Domus Aurea), em Roma, na Itália, desmoronou na terça. O prédio fica perto do Coliseu.
O palácio, construído pelo imperador romano Nero no século 1º, é conhecido por seus afrescos e detalhes em ouro no teto -a área atingida é de cerca de 60 metros quadrados.
As fortes chuvas que atingiram a região nos últimos meses podem ter contribuído para o incidente, de acordo com Umberto Broccoli, que trabalha na superintendência artística de Roma. Porém, ele ressalta que isso não deve ter sido a principal causa. "São 1.900 anos de história", afirmou. "Dois meses de chuva não são responsáveis por isso. Teria acontecido de qualquer jeito."
Oficiais sugeriram que raízes de árvore que cresceram na terra acima da galeria também podem ter ajudado a causar o desmoronamento.
Broccoli disse que a maior parte do palácio está intacta, mas há risco de acidentes em outra galeria, erguida depois de Nero pelo imperador Adriano.
"Foi um dos maiores colapsos ali em 50 anos", disse o oficial Antonello Vodret, segundo a agência de notícias Apcom.
O incidente reacendeu dúvidas quanto à estabilidade do local, que foi reaberto à visitação pública em 1999, após 18 anos fechado para restauração. Enquanto ficou aberto ao público, o local foi fechado temporariamente por algumas vezes.
"Esse é um episódio pequeno, que mostra que o nosso enorme patrimônio cultural precisa de atenção e amor", disse Roberto Cecchi, arqueólogo oficial de Roma.


Texto Anterior: Jardim perto de Sherborne inspira artistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.