UOL


São Paulo, segunda-feira, 01 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAPITAL ESPANHOLA

Ampliação do aeroporto e dos três principais museus da cidade deve ficar pronta no ano que vem

Madri duplica Passeio da Arte para 2004

France Presse
O museu do Prado colocou à mostra na quinta "O Barbeiro do Papa", de Diego Velázquez (1599-1660), comprada por 23 milhões de euros; o museu tem 47 obras do artista espanhol


MARISTELA DO VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL

A duplicação dos três principais museus e do aeroporto de Barajas é a principal novidade de Madri para 2004, tendo sido destaque de apresentação realizada na semana passada em São Paulo pela Câmara de Comércio de Madri ao concluir um seminário sobre investimentos no turismo brasileiro.
A capacidade do Aeroporto Internacional de Barajas (www.aena.es) vai subir de 34 milhões de passageiros por ano para 70 milhões após a inauguração de um terminal e duas pistas, prevista para o ano que vem. Os passageiros serão transportados entre o novo e o antigo edifício por meio de um trem elétrico, que se locomoverá por um túnel.
Também o museu do Prado, o Reina Sofía e o Thyssen-Bornemisza, que compõem o triângulo de artes de Madri, ou Passeio da Arte, estão sendo ampliados e duplicarão sua área de exposições em 2004. Com 147 milhões do poder público, os três museus juntos ganharão mais de 52.000 m2, segundo a ministra de Cultura da Espanha, Pilar del Castillo. É possível andar de um museu para o outro em poucos minutos, e hoje o complexo recebe cerca de 3 milhões de visitantes por ano.
O Reina Sofía (http://museoreinasofia.mcu.es) abriga o famoso "Guernica", de Picasso, e salas dedicadas a Miró e Dali; o Thyssen (www.museothyssen.org), quadros de Monet, Van Gogh, Picasso e Lichtenstein; e o Prado (http://museoprado.mcu.es), mais de cem Goyas, dezenas de Rubens, Ticianos e El Grecos. Até o dia 11 de janeiro, o Prado é cenário de uma mostra sobre Manet.
Os projetos prevêem novas salas de exposições para exibir parte do acervo atualmente guardada, cafés, livrarias e auditórios.
A diretora da Câmara do Comércio de Madri em São Paulo, Mercedes Blázquez Garcia-Ibarrola, também citou na apresentação realizada na capital paulista o parque temático Warner Bros, o centro de entretenimento Xanadú, que tem a maior pista climatizada da Europa, e a campanha da cidade lançada em julho para ser sede da Olimpíada de 2012.
Para conhecer a cidade, os turistas podem adquirir o Madrid Card, que dá direito a uso ilimitado do transporte público, entrada a 40 museus, um dia de ônibus panorâmico e um tour guiado (disponível aos sábados). Custa 28 (um dia), 42 (dois dias) e 52 (três dias). Quem compra o cartão no site www.descubremadrid.com tem descontos.

Com agências internacionais.


Texto Anterior: Aventura: Butterfield organiza 1ª viagem pelo Brasil
Próximo Texto: Pacote VIP inclui partida do Real Madrid
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.