São Paulo, quinta-feira, 01 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fio determina qualidade da blusa de malha

DA REDAÇÃO

A dificuldade de escolher uma blusa diante da grande oferta de Monte Sião vai além da preferência por determinados modelos ou cores.
A compra deve considerar fatores que determinam quanto tempo a blusa vai durar.
A qualidade será ditada pelo fio e pelos pontos -ou seja, a trama da malha-, que devem ser adequados a esse fio.
O primeiro fator a ser levado em conta é o conforto: fios de algodão absorvem a água, e fios sintéticos, como os de poliéster, não. No primeiro caso, o suor é absorvido e evapora. No segundo, ele fica em contato com a pele, e o resultado é o cheiro ruim.
Há uma exceção: o fio modal, usado por algumas malharias de Monte Sião. Ele é feito de material sintético, mas é um fio tecnológico, que absorve mais suor do que a fibra de algodão, sendo, assim, mais fresco.
O segundo passo é olhar bem de perto o fio usado. Se ele for de boa qualidade, a blusa terá menos chance de formar bolinhas, de deformar e de puir. É preciso ter olhos de lince: o fio é formado por diversos filamentos, que são enrolados e formam um cabo. Esses filamentos devem ser longos, pois, se forem curtos, se soltam do cabo -o que faz que o fio pareça uma corda prestes a romper, com várias linhas soltas.
Quando os filamentos começam a se soltar, surgem os problemas: a roupa fica com cara de velha e pode formar bolinhas. Vale passar delicadamente o dedo sobre o fio para ver como ele se comporta.
Outro aspecto a ser levado em conta é se essa blusa tende a se deformar. Isso acontece quando os pontos são inadequados à grossura do fio. Para perceber se a peça vai perder a forma, preste atenção na hora da prova: observe o comportamento dela no corpo (se fica com as costuras laterais retas) e a sua flexibilidade (se for pouco flexível, tende a se deformar mais). (HELOISA LUPINACCI)


Texto Anterior: Turista Noel: Moda se apruma em vitrines de rua mineira
Próximo Texto: Onde comprar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.