|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
OLHA O TREM
Cinema turbina o comboio
TGV alcança
velocidade
de 300 km/h
da Reportagem Local
Quem assistiu ao filme "Missão
Impossível", de Brian De Palma,
jamais esquecerá a cena em que o
ator Tom Cruise participa de uma
luta em cima de um TGV, enquanto o trem corre sob um túnel.
A cena é uma dessas coisas de
Hollywood que fazem os espectadores roer as unhas, apesar de saber que tudo acabará bem e que,
na vida real, a cena é impossível.
De qualquer forma, os espectadores ficam com uma impressão
meio futurista do TGV, sigla em
francês de Train à Grande Vitesse
(trem de alta velocidade).
Não só pela velocidade um pouco exagerada pelos efeitos especiais hollywoodianos, mas também pela aparência do trem. A
frente meio triangular faz lembrar
os meios de transporte utilizados
pela família Jetson.
Quem viaja nesse trem, porém,
não chega a se sentir no mundo da
família futurista dos desenhos animados. Pelo menos na viagem entre Paris e Marselha.
Nesse trecho, é possível apreciar
a paisagem pela janela, conversar
com os amigos e sentar sossegadamente no vagão-restaurante para
tomar um lanche.
Os passageiros da primeira classe
não precisam caminhar para matar a fome ou a sede. Um carrinho
circula por suas poltronas vendendo comes e bebes.
300 km/h
As linhas de TGV originais foram
construídas em uma estrutura tradicional, em que toda as rotas passam por Paris.
O trem-bala francês começou a
circular em 1981, com a inauguração da linha TGV Sudeste, que liga
Paris a Lyon, ao sul da França
(Avignon, Marselha e Nice) e às cidades suíças de Genebra, Berna e
Lausanne. O TGV que faz essas rotas chega a atingir 270 km/h.
Hoje, esse tipo de trem pode alcançar até 300 km/h. Isso ocorre
na linha Atlantic TGV, inaugurada
em 1989, que liga Paris ao oeste e
ao sudoeste da França.
Também é o caso do Eurostar,
que liga Paris a Londres e passa sob
o canal da Mancha.
Preços
Outro país conectado à França
em alta velocidade é a Itália. A partir das principais cidades francesas, é possível desembarcar em
Torino e Milão.
Só para ter uma idéia, veja alguns
preços de passagens na segunda
classe, a partir de Paris: US$ 73 para Genebra, US$ 95 para Nice e
US$ 80 para Marselha.
Usuários do Eurailpass e do Europass podem utilizar o trem-bala
francês desde que paguem uma taxa de reserva, obrigatória, que varia entre US$ 4 e US$ 11.
Uma nova linha foi desenhada
para servir os arredores de Paris,
como a região do aeroporto Charles de Gaulle e da Eurodisney.
Mais informações e reservas, na
CIT, tel. (011) 257-0557.
(MARISTELA DO VALLE)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|