São Paulo, segunda, 2 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLHA O TREM
Cinema turbina o comboio
TGV alcança velocidade de 300 km/h

da Reportagem Local

Quem assistiu ao filme "Missão Impossível", de Brian De Palma, jamais esquecerá a cena em que o ator Tom Cruise participa de uma luta em cima de um TGV, enquanto o trem corre sob um túnel.
A cena é uma dessas coisas de Hollywood que fazem os espectadores roer as unhas, apesar de saber que tudo acabará bem e que, na vida real, a cena é impossível.
De qualquer forma, os espectadores ficam com uma impressão meio futurista do TGV, sigla em francês de Train à Grande Vitesse (trem de alta velocidade).
Não só pela velocidade um pouco exagerada pelos efeitos especiais hollywoodianos, mas também pela aparência do trem. A frente meio triangular faz lembrar os meios de transporte utilizados pela família Jetson.
Quem viaja nesse trem, porém, não chega a se sentir no mundo da família futurista dos desenhos animados. Pelo menos na viagem entre Paris e Marselha.
Nesse trecho, é possível apreciar a paisagem pela janela, conversar com os amigos e sentar sossegadamente no vagão-restaurante para tomar um lanche.
Os passageiros da primeira classe não precisam caminhar para matar a fome ou a sede. Um carrinho circula por suas poltronas vendendo comes e bebes.
300 km/h
As linhas de TGV originais foram construídas em uma estrutura tradicional, em que toda as rotas passam por Paris.
O trem-bala francês começou a circular em 1981, com a inauguração da linha TGV Sudeste, que liga Paris a Lyon, ao sul da França (Avignon, Marselha e Nice) e às cidades suíças de Genebra, Berna e Lausanne. O TGV que faz essas rotas chega a atingir 270 km/h.
Hoje, esse tipo de trem pode alcançar até 300 km/h. Isso ocorre na linha Atlantic TGV, inaugurada em 1989, que liga Paris ao oeste e ao sudoeste da França.
Também é o caso do Eurostar, que liga Paris a Londres e passa sob o canal da Mancha.
Preços
Outro país conectado à França em alta velocidade é a Itália. A partir das principais cidades francesas, é possível desembarcar em Torino e Milão.
Só para ter uma idéia, veja alguns preços de passagens na segunda classe, a partir de Paris: US$ 73 para Genebra, US$ 95 para Nice e US$ 80 para Marselha.
Usuários do Eurailpass e do Europass podem utilizar o trem-bala francês desde que paguem uma taxa de reserva, obrigatória, que varia entre US$ 4 e US$ 11.
Uma nova linha foi desenhada para servir os arredores de Paris, como a região do aeroporto Charles de Gaulle e da Eurodisney.
Mais informações e reservas, na CIT, tel. (011) 257-0557.
(MARISTELA DO VALLE)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.