UOL


São Paulo, segunda-feira, 02 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campina Grande cria escritório que tem como meta incrementar turismo fora da época de são João

Sítio de Ingá deve se tornar ímã de turista

DO ENVIADO ESPECIAL A CAMPINA GRANDE

Criado no mês passado, o Parahyba Convention & Visitors Bureau (PC&VB) tem como objetivo principal atrair eventos e, por consequência, turistas para a região de Campina Grande, que engloba 150 municípios -com uma população estimada pelo escritório em 1,5 milhão de habitantes.
Entidade sem fins lucrativos, o Parahyba Bureau reúne empresas ligadas ao setor de turismo, como hotéis, agências, bares, restaurantes e locadoras, e conta com 46 associados.
"Nosso objetivo é captar eventos para incrementar o fluxo de turistas na cidade", diz Paulo Lucena, 37, presidente do PC&VB.
Algumas atividades de pesquisa e industriais da cidade, segundo Lucena, podem servir de chamariz para eventos específicos, como é o caso do Pólo Tecnológico, que exporta softwares e foi alvo de reportagem na revista americana "Newsweek", o Centro Nacional de Pesquisa de Algodão, que desenvolveu o algodão colorido, e o Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado.
Outro setor considerado forte pelo escritório para atrair eventos é o cultural, tendo como principal garota-propaganda a festa de são João, que já consta no calendário anual da Embratur.
Durante o Carnaval, existe um evento alternativo, o Encontro da Nova Consciência, que reúne pessoas de várias religiões e crenças, com palestras, cultos e eventos.
Lucena cita ainda as potencialidades dos municípios do Compartimento da Borborema (região de cerca de 80 km em torno de Campina Grande, que fica na serra da Borborema), como o sítio arqueológico de Ingá e locais propícios para a prática de esportes radicais, como o rapel, no Cariri.
"Estamos na fase de montar um banco de dados e de catalogar para ver de quais eventos vamos participar. Queremos captar eventos itinerantes, como congressos, feiras, convenções e exposições." (AUGUSTO PINHEIRO)


Texto Anterior: Milho reina soberano em mesa junina
Próximo Texto: Passageiros-dançarinos seguem o balanceio do trem
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.