São Paulo, segunda, 2 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURSOS NO EXTERIOR
Alunos visitam museus, shows, teatros e ateliês de tatuagem
Escolas britânicas tiram os estudantes da sala de aula

FRANCISCO MARTINS DA COSTA
enviado especial à Europa

R$ 1 vale 1,7 libras, aproximadamente Estudar inglês em Londres é a melhor maneira de unir o útil ao agradável.
A cidade abriga inúmeras escolas que ensinam o idioma e infindáveis atrações para quem gosta de cinema, teatro, museus, vida noturna, passeios, gastronomia e outras formas de entretenimento.
Só para ter uma idéia, quem visitar Londres durante o verão terá a oportunidade de assistir a shows de Jamiroquai e Neneh Cherry (dia 8 de junho, no Finsbury Park), Michael Jackson (12 de julho, no estádio de Wembley) e U2 (dias 22 e 23, também em Wembley).
No teatro, um dos hits da estação deve ser "Shopping and Fucking" (comprando e trepando), de Mark Ravenhill (a partir de 24 de junho, no Gielgud Theatre).
Para aproveitar essas possibilidades, as melhores escolas de inglês investem cada vez mais na agenda de "social activities" (atividades sociais) de seus alunos.
Pelo menos essa é a palavra de ordem na International House, na Bell e no Eurocentre.
Alunos na TV
A International House, organização que ensina inglês (e outros idiomas) em academias distribuídas por 26 países, tem sua sede na tradicional Piccadilly -ao lado do Hard Rock Café e na frente do Green Park.
A cada ano, cerca de 60 mil alunos passam pelos cursos da IH em todo o mundo.
Instalada num casarão que já foi a residência do embaixador francês em Londres, a escola dispõe de um bem equipado centro de estudos e uma animada cantina.
Os cursos regulares são oferecidos só para alunos maiores de 16 anos. Há também uma série de cursos de atualização e treinamento para professores.
O curso de um mês, com 25 horas de aulas semanais, custa 795 libras. A escola pode ainda acomodar o aluno em casas de família (80 libras por semana) ou em residências estudantis (95 libras).
Para professores, por exemplo, um curso de quatro semanas sobre técnicas de ensino custa 650 libras (sem incluir despesas de acomodação e alimentação).
Além de passeios por parques, museus e cidades do interior da Inglaterra, País de Gales e Escócia, a escola oferece a seus alunos a oportunidade de fazer uma atividade extraclasse inusitada.
Segundo Kate Maneh, uma das diretoras da IH, várias produtoras de cinema e TV convidam frequentemente os alunos da escola para atuar como figurantes em filmes, programas e comerciais.
Tatuagem
A Eurocentre e a Bell têm, em Londres, sedes parecidas. Ambas estão instaladas em praças na região central da cidade.
A Bell, na Fitzroy Square (próxima ao Regent's Park), investe pesado na programação de "social activities". Camilla Stephenson, a encarregada da área, cuida da agenda da escola e tenta atender as solicitações de todos os alunos.
Em uma mesma semana de abril, por exemplo, ela organizou duas festas e levou os estudantes ao Museu do Teatro (um programa fora do circuito turístico), ao espetáculo de dança de Joaquim Cortez, a um show da banda Faith No More e ainda conseguiu tempo para arranjar um bom tatuador para uma aluna que queria voltar para casa ostentando uma tatuagem.
Um curso de quatro semanas na Bell de Londres, com acomodação na International Student House (a quatro quadras da escola) e o café da manhã, custa 1.495 libras.
A Eurocentre, na Ecclestone Square (a dois quarteirões da Victoria Station), ocupa dois sobrados georgianos e, além de oferecer eventos e excursões (coordenadas por uma agência especializada em viagens para estudantes), inaugurou recentemente seu novo centro de estudos multimídia, com modernos computadores.
Um curso de quatro semanas na Eurocentre Victoria custa 1.021 libras (com acomodação em casa de família, café da manhã e jantar embutidos no preço).


Francisco Martins da Costa, editor do TV Folha, viajou a convite da Alitalia e do STB



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.