São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

mercadões

La Boqueria delicia entre tapas e queijos

BARCELONA O mercat Sant Josep tem estrutura de ferro e vitrais art nouveau -e vende iguarias da montanha e do mar

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

Em bom catalão, Barcelona faz compras na avenida Passeig de Gràcia, mas, antes de cozinhar, freqüenta, diante do calçadão da rambla de Santa Mônica, o mercat Sant Josep, chamado de La Boqueria. Ali, a estrutura de ferro envolta por vitral art nouveau abriga dezenas de bancas de ingredientes dignos dos melhores repastos.
Na Catalunha, comer é uma arte consignada, no século 14, no livro de receitas "Llibre de Sent Suvé" -e Barcelona, capital dessa região autônoma da Espanha, é hoje uma metrópole de 4 milhões de pessoas edificada entre a montanha e o mar Mediterrâneo.
Assim, La Boqueria (www.boqueria.info), o mais vibrante mercado local, comercializa o melhor dos dois mundos, fornecendo tanto pescados frescos e salgados, lagostins, caranguejos e moluscos, como carnes de caça, queijos e charcuteria (prove a botifarra blanca ou negra, o fuet e o xoriço).
Mas a lista de iguarias à venda inclui ovos diversos, frutas frescas, passas e confitadas, torrone (ou turrón), nozes e avelãs, grãos, cogumelos, olivas e conservas, legumes e uma infinidade de delicatessens, chás, ervas e temperos, com destaque para o açafrão -tido pelo mais caro condimento do mundo, usado para dar colorido amarelo-dourado ao arroz.
Logo na entrada principal, à esquerda e à direita, boxes de minirrestaurantes servem, entre tapas -aperitivos e canapés- e ostras, refrescantes taças de espumante branco cava.
No balcão do boteco Pinotxo, não é mentira, uma taça da singela cava catalã delicia até o gourmet de nariz empinado.
Assim, além de chefs e donas-de-casa, turistas comilões também freqüentam esse mercadão. Dentro, nesses minirrestaurantes, além de tapas, os fregueses se deliciam com frutos do mar, sardinhas grelhadas e sanduíches de presunto cru, como o pata negra.


Texto Anterior: Na França, vinhos e pescadores animam passeio
Próximo Texto: Mercadões: Estrutura do mercado barcelonês é de 1911
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.