UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade mistura construções modernas com outras do tempo do faroeste e possui cerca de 600 mil habitantes

Pequena, Denver tem ares de metrópole

DO ENVIADO ESPECIAL AO COLORADO

Com as montanhas Rochosas no horizonte, Denver (site oficial www.denver.org) fica no centro geográfico dos EUA e gira em torno de uma rua, aliás, de um calçadão repleto de lojas, galerias de arte, sebos, livrarias e restaurantes: a 16th Street.
Chamada de "The Mile High City", porque sua altitude é de uma milha (1.609 m) acima do nível do mar, Denver é convidativa, ideal para passear um par de dias.
Capital do Estado do Colorado, a cidade dista cerca de 350 km das principais estações de esqui.
Os locais de entretenimento estão geralmente em predinhos remanescentes do tempo do faroeste, na área de LoDo (Lower Downtown). Do tempo da Corrida do Ouro, ainda estão de pé o prédio da Sugar Building, de 1906, na altura do 1.530 da 16th Street, e o Elephant Corrall, de 1889, na 1.444 Wazee Street.
A cidade também tem prédios espelhados contemporâneos e casas aristocráticas do início do século 20, como a mansão do governador James Grant, de 1902, o prédio da cervejaria Tivoli, cuja fachada ostenta uma estrela de Davi, e prédios públicos imponentes dos anos 1930, como o Capital Building.
Moderno, o Tabor Center Shopping Mall, na esquina da mesma 16th Street com a praça Larimer, abriga lojas das grandes grifes americanas e também locais onde é possível se equipar para a viagem às estações de esqui das Rockies (apelido que os locais dão às montanhas Rochosas).
Além de compras convencionais (a 16th Street tem lojas como NikeTown, Virgin Records e 15 cinemas), Denver também se presta ao garimpo de antiguidades, livros antigos e mapas. Vendido por US$ 1,75, o livreto "Book Source Monthly" traz endereços preciosos. Também há um bom sebo, o Books Vintage & Rare (www.bookarcade.com), dentro do Denver Performing Arts Complex, no 1.080 da 14th Street.
Outro achado nas redondezas é o Hotel Teatro (www.hotelteatro.com), no 1.100 da mesma 14th Street, todo decorado com fotos de peças teatrais, vestidos e fantasias de época. O próprio hotel, instalado num prédio do período da fundação da cidade, tem interior moderno, um bar estiloso onde dá para pedir a cerveja Coors, feita com água do degelo das montanhas, e um restaurante premiado, que vale a extravagância.
Encravada no meio do território dos EUA, Denver dista 1.540 km de Los Angeles, 1.600 km de Seattle e 2.340 km de Washington. A quatro horas de carro das estações de esqui, a cidade é discreta, avessa ao frenesi e, embora tenha ares de metrópole, ainda não é vítima da poluição. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Surfista desenvolve novo esporte na neve
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.