São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE COSTAS PARA O MAR

Região, que é área de proteção ambiental desde 1990, abriga festivais de música e de teatro

História da ocupação do maciço remonta aos idos do século 18

DA ENVIADA ESPECIAL AO CEARÁ

O maciço do Baturité é APA (área de proteção ambiental) desde 1990. Sua história, entretanto, remonta ao século 18, quando -após a expulsão dos invasores holandeses- a coroa portuguesa iniciou o processo de ocupação definitiva das terras cearenses.
Foi uma ocupação missionária. Em 1762, o que hoje é o município de Baturité nasceu como a freguesia de Nossa Senhora da Palma, uma missão indígena que virou vila dois anos depois.
Um marco da presença católica é o grupo de conventos e mosteiros, muitos deles convertidos em hospedarias. Perto de Baturité está o convento dos Jesuítas (0/xx/ 85/3347-0362 ), prédio do século 19, cuja fachada foi erguida com pedras coladas com óleo de baleia. A edificação recebe hóspedes cobrando diárias de R$ 40, com pensão completa.
Por causa do clima ameno e da água em abundância, o maciço do Baturité serviu de refúgio para as populações sertanejas de cidades como Canindé e Quixadá, que ali se abrigaram durante a "seca dos três setes" -estiagem que castigou o sertão de 1777 a 1793.
No início do século 19, o maciço passou a viver do café. A arquitetura colonial reflete a fartura desse período.
Entre as cidades "filhas" da cultura do café, Guaramiranga se destaca. Situada a 865 m de altitude, o que garante um microclima que inclui temperaturas baixas no inverno, a cidade tem vários motivos para ser visitada. Terra natal da família da escritora Rachel de Queiroz, Guaramiranga organiza o Jazz & Blues Festival no Carnaval.
Nela também acontece, em julho, o Festival Nordestino de Teatro, um dos eventos mais conceituados no calendário cultural do Ceará. (TATIANA DINIZ)


Texto Anterior: Pacotes para Fortaleza
Próximo Texto: De costas para o mar: Jazz, blues e frio agitam o interior do Ceará no Carnaval
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.