São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cabeça de papel

Cidade de médicos famosos, Houston é referência em saúde

PRÊMIOS NOBEL >> Com 30% de pacientes de outros Estados, os 13 hospitais da cidade recebem 5,5 milhões de pessoas por ano

DO ENVIADO ESPECIAL

Não é preciso andar muito por Houston para ver a importância da área médica para a cidade. Ali estão alguns dos mais importantes hospitais dos EUA. A cidade tem quatro prêmios Nobel de medicina e seus hospitais recebem 5,5 milhões de pessoas por ano (30% delas de fora do Estado), com um orçamento de quase US$ 8 bilhões em 2007.
O Texas Medical Center é o maior centro médico do mundo, formado por 46 instituições, entre elas 13 hospitais e duas faculdades de medicina, e é referência nos EUA em áreas como oncologia e cardiologia.
Trabalham na cidade médicos famosos como Denton Cooley, 87, que realizou o primeiro implante de um coração artificial em um humano, e Michael DeBakey, 99, um dos pioneiros da cirurgia cardiovascular.
Alguns números impressionam: trata-se da maior fonte de empregos de Houston, com 73 mil funcionários. São cinco campi em 4 km2, por onde passam 160 mil pessoas por dia.
E a "cidade" continua a crescer. Um projeto de expansão de US$ 7 bilhões, que vai até 2014, envolve a construção de mais hospitais, clínicas e centros. (ÁLVARO FAGUNDES)


Texto Anterior: Cientista alemão é um dos cérebros por trás da Nasa
Próximo Texto: Cabeça de papel: Com times fortes, Texas instiga ida até estádio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.