UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navio traz conforto e segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

O público dos cruzeiros marítimos está rejuvenescendo, principalmente nos roteiros mais curtos, mas os passageiros da terceira idade ainda abocanham grande parte do mercado.
Esse tipo de viagem agrada aos "sêniors" devido à comodidade, à sociabilidade, à segurança e ao custo-benefício, opina Ricardo Amaral, gerente de marketing da Sun & Sea (tel. 0/xx/11/3156-5600; www.islandcruises.com.br), que traz o Island Escape para o Brasil em dezembro. "O passageiro não precisa procurar restaurante nem se desgasta para transportar a bagagem."
Já Nerinton Vasconcelos, diretor da Pier 1 (tel. 0/xx/ 11/3078-2474; www.pier1.com.br), tem outra explicação: "Trata-se de uma questão cultural, antigamente o navio funcionava como meio de transporte. E as pessoas mais velhas foram as primeiras a procurá-lo porque já o conheciam". A Pier 1 representa empresas como a Crystal e a Holland America.
Principalmente os roteiros longos e luxuosos têm pessoas mais velhas a bordo, porque elas possuem tempo e dinheiro, na opinião de Ilya Hirsch, diretor da Qualitours (tel. 0/xx/11/3257-9877; www.qualitours.com.br). O Alasca e os cruzeiros ao redor do mundo estão entre os mais procurados pelos passageiros da terceira idade mais abastados.
Os navios de luxo dispõem de serviços direcionados para esse público. Por exemplo, contratam aposentados para fazer companhia para mulheres sozinhas, como viúvas, e dançar com elas a noite toda, lembra Hirsch, representante do Queen Mary 2, o maior navio do mundo, que fará uma parada no Rio no ano que vem.
Na próxima temporada de cruzeiros no Brasil, o Costa Tropicale abriga, de 14 a 21 de fevereiro (datas de chegada e saída de Santos), o Cruzeiro do Bem-Estar, que enfatiza a qualidade de vida e dá palestras direcionadas à terceira idade. Na Costa Cruzeiros: 0/xx/11/3145-3655; www.costacruzeiros.com.br. (MV)


Texto Anterior: Escorregão antecipa retorno da Alemanha
Próximo Texto: Seguros de viagem podem custar mais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.