São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROTA SAGRADA

Área tem 4.000 prédios no estilo Bauhaus

Arquitetura foi difundida nos anos 30 em Tel Aviv por profissionais formados na Alemanha

DO ENVIADO ESPECIAL A ISRAEL

Aproximadamente 4.000 edifícios erguidos entre 1931 e 1956, construções simples e funcionais com varandas e paredes brancas, fazem parte da área conhecida como "Cidade Branca" em Tel Aviv.
Em 2003, a Unesco passou a considerá-la patrimônio cultural da humanidade. É a maior concentração mundial de prédios no estilo Banhaus, a consagrada escola alemã de arquitetura e desenho criada em 1919 -2009 marca os 90 anos de sua criação- e fechada pelos nazistas entre 1930 e 1933, quando eles assumiram o poder na Alemanha.
Não só foi fechada, como seus membros perseguidos. Entre eles, muitos arquitetos judeus que, naquele início da barbárie nazista, ainda tiveram a chance de poder sair da Alemanha. Foram para a Palestina, onde continuaram a exercer a arquitetura e construíram verdadeiras obras primas dentro do conceito Banhaus.

Funcionalidade
A filosofia da escola Banhaus orienta os projetos arquitetônicos para que "a arte deva responder às necessidades da sociedade". O custo de sua construção deve ser acessível, o projeto deve ser funcional e o seu acabamento deve evitar a pompa e o excesso de ornamentos nas fachadas, que era o estilo adotado nas construções em meados do século passado.
Outra preocupação da escola Banhaus era construir os edifícios ao lado de áreas verdes e que pudessem receber sol e luz e ter ar puro na área.
Essa Tel Aviv construída nos anos 30 é única pelo fato de estar associada ao estilo Bauhaus em sua concepção ideológica, de projeto e de execução de tal forma como nunca foi expressa em outro lugar, refere o arquiteto Nissin Davidov. Para ele, a cidade de Tel Aviv é o elo central na evolução do modernismo na área da arquitetura.
Do total de edifícios no denominado estilo internacional, cerca de mil representam a idade de ouro no desenvolvimento urbano e arquitetônico da cidade. Muitos prédios, com o apoio do governo local, recebem concessões especiais para manter o estilo Banhaus original em suas reformas.

90 anos de Bauhaus
Vários eventos celebram na Alemanha os 90 anos da fundação da Bauhaus, neste ano. Dassau, onde o movimento se instalou em 1925, terá mais de 20 eventos. Informações em www.visitealemanha.com e em www.bauhaus-dessau.de. (JULIO ABRAMCZYK)


Texto Anterior: Rota sagrada: Madonna fará show em Israel depois de 16 anos
Próximo Texto: Rota sagrada: Centenário de Tel Aviv é tema de exposição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.