São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internacional

Ícone londrino, o Big Ben faz 150 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 31 de maio de 1859 começava a funcionar um dos maiores ícones de Londres: o Big Ben, o relógio do palácio de Westminster (sede do Parlamento britânico), grande símbolo de identificação da cidade.
O apelido Big Ben hoje se refere ao sino, ao relógio e à torre que os abriga, mas originalmente foi dado ao sino.
A origem do apelido tem duas explicações possíveis: uma homenagem a sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas entre 1855 e 1858; ou um tributo a Ben Caunt, campeão de boxe nos anos 1850. A opção mais provável é a primeira.
Hoje, 150 anos depois, as histórias e curiosidades envolvendo o Big Ben são contadas a londrinos e turistas com o mesmo entusiasmo.
Quem lê em inglês pode conferir várias delas no website dos 150 anos do relógio, www.bigben.parliament.uk, que também inclui um jogo on-line onde o internauta precisa limpar um dos discos do Big Ben antes da próxima badalada.
Uma das curiosidades é o fato de dois sinos terem rachado em pouco tempo. O primeiro sino foi construído em agosto de 1856 e testado diariamente até outubro de 1857, quando uma rachadura de 1,2 metros apareceu no metal.
O segundo sino foi feito em 10 de abril de 1858, 2,5 toneladas mais leve que o primeiro. Por conta de suas dimensões, ele teve de ser virado para ser colocado na torre, numa operação de 30 horas.
O sino tocou pela primeira vez em 11 de julho de 1859, mas outra rachadura impediu que o relógio badalasse as horas. Foram quatro anos até que uma solução fosse encontrada, e o sino vem anunciando as horas sem problemas desde então.


Texto Anterior: Pacotes para Corpus Christi
Próximo Texto: Frio: Cruzeiros exploram Groenlândia e Antártida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.