São Paulo, Segunda-feira, 04 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guia ensina como escapar das feras

da enviada especial

A melhor época para ver os animais é o inverno e a primavera (de maio a outubro). Por ser a estação da seca, os animais se concentram ao redor dos lagos artificiais para beber água e se banhar.
Os safáris da manhã e do final do dia proporcionam a melhor luz, se a intenção é fotografar. Apesar de em muitas situações o veículo se aproximar bastante dos animais, é imprescindível uma teleobjetiva de no mínimo 200 mm.
Um bom casaco é essencial. Se possível, leve luvas e gorro, pois o vento é gelado e cortante. O clima é desértico, os dias são quentes, e as noites, frias. Sair do veículo, entretanto, nem pensar.
Para um guia veterano da Touch the Wild Safaris identificado apenas como David, há duas regras básicas no passeio.
No caso de um encontro com um elefante durante um safári a pé, basta sair do caminho e deixá-lo passar (o ideal é andar sempre contra o vento, para que ele não sinta o nosso cheiro).
Caso o encontro for com um leão, é preciso muito sangue frio, pois a ordem é permanecer estático e, lentamente, caminhar para trás sem fazer barulho.
Felinos instintivamente atacam qualquer coisa que corra à sua frente. (AZ)


Texto Anterior: Antiga área de caça protege animais
Próximo Texto: Vapor faz das cataratas de Vitória uma sauna úmida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.